Fique por Dentro

Obras, demolições e promessas: está na hora de Andradina refletir sobre o futuro da cidade

Entre projetos anunciados, construções que se arrastam e demolições polêmicas, população precisa avaliar prioridades, prazos e legado da atual gestão.

Andradina - Flávia Avelar Gomes
03/03/26 às 15h24
Demolição do espaço Cora Coralina é próxima ação do governo MCL

Andradina vive um momento que exige mais do que expectativas: exige reflexão. Nos últimos anos, a cidade tem sido palco de anúncios de obras, demolições e projetos que prometem modernização e desenvolvimento. No entanto, o que se vê em muitos casos são construções que se prolongam, espaços demolidos e debates que dividem opiniões.

O Mercadão Municipal, amplamente divulgado pela Prefeitura, teve início em 14 de dezembro de 2023. A obra, realizada com verba do Governo do Estado, entrou em março de 2026 ainda em execução. Passados mais de dois anos desde o início, a população segue aguardando a conclusão de um projeto que foi apresentado como símbolo de revitalização e fortalecimento do comércio local.

Outro episódio que gerou questionamentos foi a demolição, em 10 de maio de 2025, do prédio da antiga CEI, localizado na Praça do Stella Maris. Após a demolição, realizada sem ampla discussão pública, foi apresentado um projeto para construção de uma praça nos moldes da Praça Moura Andrade, com estacionamento. A obra, orçada em cerca de meio milhão de reais, começou em 6 de outubro de 2025 e, até o momento, também segue em andamento, sem previsão clara para que a população possa usufruir plenamente do espaço.

Há cinco anos predio da antigo cozinha piloto foi demolido e terreno serve para "guardar veículos"

Mais recentemente, voltou ao centro das discussões a possível demolição da Casa Cora Coralina. O imóvel, que carrega valor histórico e afetivo para a cidade, pode dar lugar a um auditório voltado à Educação. Não é a primeira intervenção estrutural no entorno: ao assumir a Prefeitura, o prefeito Mario Celso Lopes já havia determinado a demolição da antiga cozinha piloto, localizada ao lado da Casa Cora Coralina.

A proposta reacende o debate sobre preservação da memória e identidade cultural. Para muitos moradores, demolir a Casa Cora Coralina representa apagar parte da história da cidade; para outros, a construção de um novo equipamento público pode significar avanço na infraestrutura educacional. O que se questiona, porém, vai além do mérito do projeto: há tempo hábil para executar mais uma obra de grande porte? Em seu segundo mandato, a gestão ainda enfrenta cobranças por projetos inacabados e intervenções que não foram concluídas.

Entre as realizações apontadas estão a revitalização de dois dos cinco quarteirões da Rua Paes Leme e a criação — e posterior retirada — da ciclofaixa na Avenida Guanabara, medida que também dividiu opiniões.

Diante desse cenário, a reflexão que se impõe ao andradinense não é apenas sobre ser contra ou a favor de determinada obra. Trata-se de avaliar prioridades, planejamento, cumprimento de prazos, transparência e diálogo com a população. Desenvolvimento urbano exige mais do que anúncios e demolições: requer gestão eficiente, respeito à memória coletiva e compromisso com a entrega efetiva dos projetos.

Mais do que nunca, é hora de a sociedade acompanhar de perto, questionar, participar e decidir que tipo de cidade deseja construir para as próximas gerações.

Praça do Stella Maris teve prédio demolido há quase um ano e está em obras há cinco meses
Mais de dois anos depois, Mercadão Municipal continua em obras
Ciclofaixa foi apagada da Guanabara, placas de bicicletas continuam em pé e estacionamento não retornou
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM FIQUE POR DENTRO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.