Geral

Coaching ajuda a melhorar rendimento escolar

Existem profissionais atuando como coach de liderança, pessoal e até de estudo

Vanessa Casaes - Ascom Educa Mais Brasil
13/12/18 às 17h45
Ascom Educa Mais Brasil

O conceito de coaching surgiu por volta de 1830 na universidade britânica de Oxford para definir um  tutor particular , alguém que ajudava o aluno a se preparar para um exame de uma determinada matéria. Com o tempo, o termo passou a ser usado também para se referir a um  instrutor  ou  treinador . Depois do enorme sucesso no mundo executivo, os treinamentos de Coaching passaram a ser utilizados com bons resultados para melhoria de performance em situações cada vez mais específicas e variadas. Hoje, existem profissionais atuando como coach de liderança, pessoal e até de estudos. 

O programa funciona como uma forma de estudo personalizado, com o objetivo de melhorar o desempenho nas provas e também em exames e concursos . Muitos pensam que as técnicas de coaching são usadas somente em adultos, mas as ferramentas de coaching podem ser aplicadas em qualquer pessoa, inclusive em crianças, desde que seja coordenada por profissionais com amplo conhecimento pedagógico.

Para cada cliente é definido um plano personalizado que melhor se adeque e que leve em conta os objetivos traçados, alinhados também ao estado psicológico do estudante. “A maior importância do coaching de estudos é qualificar seu processo de aprendizagem.  Primeiro, são identificadas os desejos e sonhos do coachee, quais suas necessidades específicas para alcançar o "desejo e sonho". Em seguida, traçamos um "plano de vida", onde destacamos todas as suas prioridades, dentre elas, "o estudar" na maior parte de tempo possível, contanto que não traga sofrimentos, apenas satisfações”, explica a coach e educadora Karla Andrade.

O treinamento é voltado à motivação e desenvolvimento da capacidade de aprendizado do estudante. Além de melhorar a qualidade dos estudos, o grande diferencial do coaching é o apoio psicológico dado ao coachee. As questões emocionais são colocadas em pauta com objetivo de facilitar o alcance das metas. A especialista acrescenta que o desafio é também descobrir estratégias eficazes à manutenção do comportamento de estudos, com o objetivo de garantir aprendizagem de qualidade.

A coachee Juliana Campos buscou essa especialidade para se preparar para um concurso público e garante que o trabalho vem sendo positivo. “Procurei um profissional para me direcionar nos estudos, organizar meu cronograma de acordo com as minhas prioridades, viabilizando e facilitando muito meu método de estudo. Além de poder criar metas e um cronograma a ser seguido, o coaching nos ajuda a atingir objetivos. Chega uma época que você consegue estudar com mais autonomia e decisão”, pontua Campos.

Gostou das dicas de estudo? Se quiser outra motivação para estudar mais, saiba que pode contar com o Educa Mais Brasil . O principal programa de inclusão educacional do país oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto. O site Hoje Mais Andradina que é parceiro do programa e disponibiliza esse benefício na página www.educamaisbrasil.com.br. Não perca essa oportunidade! Invista na sua educação.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 COMENTÁRIOS
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2019 - Grupo Agitta de Comunicação.