Por causa deles Ilha Solteira se tornou município. Não fosse esse povoado, não haveria saída jurídica para que fosse criado o novo município de Ilha Solteira, desmembrando de Pereira Barreto.
Se hoje a capital energética de São Paulo se transformou no município de grande destaque nacional, com excelente qualidade de vida, universidade estadual, elevado nível de formação, tudo dependeu desse agrupamento de famílias moradoras no interior, do nosso interior.
Nesse lugar o tempo passa bem lentamente. Parece uma cidade fantasma, mas carregada de história e importância para nossas vidas.