Geral

Cooperativa da Agricultura Familiar apresenta projeto para cultivo em estufas

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes se reuniu com membros da Cooperativa de Produtores e Negócios da Agricultura Familiar de Andradina "Canteiro Agrário", para conhecer o projeto de Estufas Agrícolas.

Andradina/SP
20/04/21 às 11h09
SECOM

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes se reuniu com membros da Cooperativa de Produtores e Negócios da Agricultura Familiar de Andradina "Canteiro Agrário", para conhecer o projeto de Estufas Agrícolas.

O grupo pediu apoio ao prefeito para cadastrar o projeto na Plataforma Mais Brasil, Sistema de Convênios do Governo Federal.

A aquisição de Estufas Agrícolas com Sistema de Irrigação para Cultivo Protegido de Verduras e Legumes, servirá para dar incentivo e fomento ao pequeno produtor da Agricultura Familiar, por meio da Formação de Hortas e Desenvolvimento da Produção Orgânica no Município de Andradina. “Não existe cidade rica sem um campo rico e tenho certeza da grande qualidade de nossas terras e o tanto que ela é capaz de transformar a realidade dos pequenos produtores de Andradina”, disse Mário Celso.

No encontro o prefeito falou dos estudos existentes para levar a água do rio Tietê para um grande reservatório e de lá ser distribuídas para os assentamentos da região do Timboré. Com a medida o prefeito pretende acabar com a sazonalidade da produção que hoje é castigada por longos período de estiagem.

O Ceo da Cooperativa, Fernando Mágno, salientou que a proposta das estufas vem ao encontro dos planos para solucionar uma difícil realidade climática da nossa região, em especial para produção de hortaliças e legumes, que são os extremos períodos de calor e chuvas. Esta situação nos apresenta a demanda social produtiva de aquisição de equipamentos de estufas, com sistemas de irrigação em cultivo protegido.

Mário Celso garantiu aos cooperados que vai se empenhar pessoalmente junto a Ministra da Agricultura Thereza Cristina par a liberação deste projeto e outros que beneficiem as famílias do campo em Andradina. 

Estiveram presentes o presidente José Marcelino Cafeo, Pablo Cafeo, Luzia Ferraiolo, a vice-presidente, Julinda de Oliveira Lopes, o CEO da Cooperativa Fernando Magno e o técnico do ITESP (Instituto de Terras de São Paulo) , José Roberto. Também participaram da assinatura o vice prefeito Dr. Paulo Pereira Assis e o Secretário de Governo, Assuntos Parlamentares e Institucionais, Ernesto Júnior.

Merenda escolar

A cooperativa será a principal fornecedora de alimentos, que virão do campo para aproximadamente 11 mil refeições diárias na merenda de mais de 5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Essa compra direta garante a qualidade, um alimento saudável para as nossas crianças e também fortalecer a agricultura familiar e gerar renda para o cooperado. 

O prefeito Mário Celso Lopes, um verdadeiro entusiasta do desenvolvimento do campo em Andradina, acredita que essa relação próxima entre produtores e o consumidor final, as crianças, rende uma melhor e mais saudável nutrição para as crianças da rede pública e também ajuda a fixar o homem do campo dando uma finalidade para a produção nas pequenas propriedades rurais do município. “A riqueza das nossas terras só perde para a riqueza cultural de famílias que conheci que cultivam o campo juntos e fazem sentido a expressão Agricultura Familiar ”, disse Mário. 

SECOM
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.