Geral

Dia Nacional da Diálise é instituído no Brasil

Data será comemorada sempre na última quinta-feira de agosto, a partir de 2024

Comunique-se
25/08/23 às 16h37

Um dia para conscientizar a população sobre as doenças renais, suas causas e como prevenir. A Presidência da República instituiu esta semana o Dia Nacional da Diálise, a ser comemorado toda última quinta-feira de agosto. A lei nº 14.650 foi assinada esta semana pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin, e entra em vigor em 2024.

Entre os objetivos estão a promoção de debates e outras ações que possam incentivar a discussão sobre o tema. O autor da legislação é o deputado federal Pedro Westphalen, do Rio Grande do Sul. E a relatoria ficou com o senador Nelsinho Trad, do Mato Grosso do Sul. Para Fundação Pró-Rim, a instituição dessa data é muito importante para quem trabalha na área da nefrologia.

“O Dia Nacional da Diálise é uma grande conquista para a sociedade, especialmente para mostrar e alertar sobre a importância da diálise ao paciente renal crônico, àquele que perde a função dos seus rins e que necessita desse tratamento vital para a manutenção e para a qualidade de vida”, comemora o presidente da Pró-Rim, dr. Marcos Alexandre Vieira.

E ainda complementa que, “quando presidente da ABCDT (Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante) participamos do processo para ter o reconhecimento deste dia. Parabéns ao deputado autor da legislação. E ainda saiu no mês do meu aniversário, assim como o dia D da Diálise”.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.