Na infância, milhares de meninos sonham em ser jogador de futebol. Esse também era o desejo de João Salvador, hoje, com 21 anos. O destino de João foi outro. Quando cresceu ele escolheu o campo do Jornalismo como futura profissão. Mesmo com tantas reviravoltas, a vontade antiga de estar nos campos não ficou perdida. O baiano, natural de Salvador e estudante do sétimo semestre do curso de Jornalismo, está trabalhando como estagiário de um grande portal de notícias esportivas.
João dribla as palavras, contado para milhares de pessoas as histórias e os bastidores do que acontece nas diversas modalidades esportivas. Se enveredar por esse ramo para o João, foi como unir o útil ao agradável. “Nasceu por uma paixão de futebol que eu já tinha e também por certos profissionais da área que eu sempre tive como referência, tipo Régis Rösing e Tadeu Schmidt. Então, essas personalidades do jornalismo ajudaram muito a me aproximar da área. Mas, eu nunca imaginei que iria começar pela área que eu mais gosto. Para mim, é surreal”, conta o estudante.
Terceiro da família a ingressar no ensino superior , ele quer acima de tudo ser exemplo, deixando de lado qualquer comentário que não seja construtivo para a trajetória profissional que tem pela frente. “Pelo contrário, eu uso isso como uma forma para crescer ainda mais e falar que eu posso independentemente de cor, classe social e qualquer coisa. O João Salvador que eu sou hoje é muito mais por isso: é uma postura de autoafirmação, de confiar em meu potencial e não me importar com o que falam”, reflete.
E como uma boa partida não se joga sozinho, João analisa que a bolsa de estudo que conseguiu através do Educa Mais Brasil , programa privado de incentivo estudantil, foi crucial para adentrar no ensino superior, pagando uma boa faculdade sem maiores apertos. “Ficamos um pouco na dúvida se daria para pagar porque a mensalidade pesava um pouco. Até que eu consegui a bolsa. Foi aquele gol aos 45 minutos do segundo tempo o Educa Mais Brasil chegar e abrir as portas para que eu pudesse cursar a universidade particular”, relembra com ar vitorioso.