Geral

Fitoterápicos podem aliviar a pressão durante prova do ENEM

Equilibrar a utilização de substâncias é o principal segredo para manter o corpo e a mente dispostos para o dia do exame, explica especialista

H+Andradina
23/11/21 às 14h25
Assessoria de Imprensa | Ideal H+K Strategies

É esperado que os estudantes prestes a encarar mais de quatro horas de prova estejam com a ansiedade nas alturas e com os nervos à flor da pele. Muitos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) encaram o momento como algo decisivo para suas vidas e, para controlar as emoções e aumentar a concentração, recorrem a calmantes naturais.


De acordo com o coordenador do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera, professor Me. Everton Tadeu Prado, a principal dica para equilibrar impulsos emocionais é ter um sono adequado ou fazer exercícios para equilibrar o nível de cortisol no corpo, considerado um hormônio regulador do estresse. Outra opção é a utilização de medicamentos fitoterápicos, com uso equilibrado.

Esses remédios são formulados exclusivamente de matéria-prima ativa vegetal e são regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com eficácia comprovada por evidências clínicas. "Com acompanhamento médico e farmacêutico, o uso desses produtos fitoterápicos pode trazer serenidade e aliviar a pressão antes de provas importantes, como o ENEM", afirma o docente.

Algumas receitas com plantas medicinais também são úteis para tranquilizar os ânimos, como é o caso da Passiflora incarnata, um calmante natural conhecido como flor-do-maracujá ou flor-da-paixão. "Suas propriedades sedativas ajudam a controlar a ansiedade, a dificuldade de concentração e a favorecer o sono", explica.

Outra opção apresentada pelo docente é a valeriana. O chá caseiro com sua raiz tem ação que alivia a agitação, a insônia e até mesmo fobias. O especialista alerta que não é aconselhável fazer misturas com bebidas alcoólicas ou outras plantas semelhantes, pois seu efeito pode ser intensificado e gerar sonolência.

"Os candidatos ou qualquer pessoa que procura se acalmar podem recorrer à camomila, que beneficia o sistema digestivo e nervoso e proporciona a sensação de harmonia, ou às folhas de tília, que auxiliam na ansiedade", exemplifica. "É válido lembrar que ingerir muito chá sem orientação médica e farmacêutica pode causar efeitos colaterais como por exemplo, ativar o sistema diurético. Por isso, é importante fazer o uso racional", afirma Prado.

O professor pontua que a automedicação não é recomendada em qualquer circunstância. "O estudante consegue comprar medicamentos fitoterápicos em farmácias ou então fazer bebidas com plantas medicinais, porém, é importante sempre buscar a orientação do profissional habilitado", finaliza.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País.

Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial.

Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações. (Assessoria de Imprensa | Ideal H+K Strategies).

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.