Geral

Governo de Andradina realiza mutirão de combate a dengue e escorpião

A prefeita Tamiko Inoue acompanhou a ação de combate a dengue e escorpião realizada, na manhã desta segunda-feira (21), nos bairros Vila Botega, Stela Maris, Jardim Brasil e região.

Andradina - Secom/Prefeitura
21/01/19 às 17h00
Secom/Prefeitura - Mutirão acontece nos bairros Vila Botega, Stela Maris, Jardim Brasil e região

A prefeita Tamiko Inoue acompanhou a ação de combate a dengue e escorpião realizada, na manhã desta segunda-feira (21), nos bairros Vila Botega, Stela Maris, Jardim Brasil e região.

Reunindo diversas Secretarias como a de Saúde e Higiene Pública, Administração, Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Trânsito, entre outras, almoxarifado e diversos órgãos municipais, a medida visa conscientizar a população sobre os perigos da doença e do animal peçonhento, que podem matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

Fora realizadas orientações aos moradores com agentes de Saúde e de Endemias, e nebulização das casas.  Além disso a mutirão realiza a limpeza de terrenos privados e retirada de entulhos, que já foram notificados e os donos não regularizam a situação, limpeza de terrenos e áreas públicas, calçadas e vias, além de poda de árvores.

O trabalho continua nesta terça e quarta no quadrilateral entre a Avenida Guanabara e a Rua Antônio Modesto Filho e da marginal da Rodovia Marechal Rondon até a Rua Iguassu. Após esta etapa, a previsão é que nos dias 11,12 e 13 de fevereiro o mutirão chegue a região da Vila Mineira e São Pedro.

Segundo explica o secretário de Saúde, Marcelo Gimenez, não só Andradina como todo Estado vive uma situação alarmante em relação a larvas e casos de dengue. “Observar no quintal da sua residência, comércio, obra em construção se existem recipientes, por menor que seja, acumulando água. A medida é bastante simples e a mais eficaz. A orientação é a mesma para a população que não tenha recipientes que acumule água, a pulverização mata o mosquito e não a larva”.

Gimenez explica que em caso de sintomas o cidadão pode procurar as unidades de saúde do município, que atendem das 7h às 20h. As unidades estão aptas a receber a pessoa que está com suspeita de dengue. “É feita uma primeira avaliação, sendo que os casos leves são acompanhados na própria unidade. Os casos mais complexos são encaminhados a UPA24h para avaliar a necessidade ou não de internação”.

Decreto

Tamiko também emitiu um decreto estado de emergência na saúde pública municipal, por epidemia de dengue e riscos de outras doenças. Entre diversas medidas, o documento reforça que a Administração Pública deve primar pela observância do interesse público, em detrimento ao interesse privado, atuando, em casos relativos, com extrema prudência, na busca pela eliminação nos riscos da doença.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2019 - Grupo Agitta de Comunicação.