Geral

Médicos do Brasil vão percorrer mais de mil quilômetros levando assistência às comunidades do Pantanal

Uma viagem pelo coração do Brasil levando assistência médica, odontológica, veterinária e sanitária para um povo que vive isolado pelas distâncias e desafios dos caminhos pantaneiros

H+Andradina
21/10/21 às 10h28
Assessoria de Imprensa e Clipping Contexto Mídia

O Pantanal, maior planície alagada do planeta, se estende pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da Bolívia e parte do Paraguai.

A região concentra uma enorme biodiversidade, com milhares de espécies de animais e plantas. É nesse cenário que o homem pantaneiro se insere de forma natural e integrada.

No entanto, as grandes distâncias e os caminhos que se tornam intransitáveis em algumas épocas do ano, impõe desafios à saúde dessa gente. A Expedição Alma Pantaneira, que nasceu em 2012, é uma incrível jornada nesse cenário.

Encabeçada pela organização independente Médicos do Pantanal (MDP), a expedição deste ano vai percorrer, durante 12 dias, mais de mil quilômetros de caminhos pantaneiros entre Porto Jofre, no Mato Grosso, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Ao todo, o MDP espera realizar cerca de três mil atendimentos e procedimentos médicos e odontológicos além de distribuir mais de três toneladas de material de higiene pessoal, material escolar, brinquedos , roupas, alimentos, entre outros itens. Integram ainda a expedição médicos veterinários que tratam de animais domésticos de pequeno porte, realizando atendimento, vacinas, exames e procedimentos cirúrgicos.

Como parte da ação, será feito o plantio de pelo menos um milhão de sementes de árvores nativas, utilizando balões biodegradáveis inflados com gás e que serão soltos durante o percurso. As espécies de árvores serão escolhidas com embasamento técnico para não causar nenhum tipo de impacto negativo à região.

COMO FUNCIONA

A equipe, composta de médicos, dentistas, veterinários, enfermeiros e pessoal de apoio, vindos de diversos estados do Brasil de forma voluntária, viaja a bordo de picapes e jipes com tração nas quatro rodas. A Marinha do Brasil também integra a expedição, cedendo dois caminhões que ajudam no transporte do material e militares que apoiam toda a parte logística.

Durante o planejamento das ações, o MDP faz o levantamento dos lugares com melhor estrutura para as bases de atendimento. Este ano, serão visitados 26 pontos e montadas oito bases de atendimento.

Também serão assistidas as escolas das comunidades locais com palestras sobre higiene e cuidados com a saúde, além da distribuição de itens como escovas e pasta de dente, material escolar e brinquedos.

“Por dificuldade de acesso ou por morarem muito no interior do Pantanal, os moradores da região dificilmente conseguem atendimento de saúde, nem mesmo quando realmente precisam, sem preocupação com a prevenção de doenças. Tratamos geralmente de pessoas hipertensas, com contusões, artroses, artrites, problemas de visão e dentes, que, com o tempo, comprometem muito a saúde das pessoas. Cuidar delas, diagnosticando essas enfermidades e ajudando na prevenção é de extrema importância”, comenta o médico ortopedista Luiz Mikimba, integrante da Expedição.

MÉDICOS DO PANTANAL

Médicos do Pantanal (MDP) é uma organização independente e comprometida em ajudar as pessoas que mais precisam de apoio na região do Pantanal brasileiro. A base do seu trabalho consiste em oferecer saúde para pessoas que residem em situação carente de atendimentos sanitários. Epidemias, emergências, desnutrição e exclusão do acesso à saúde são os principais eixos de atuação do MDP. Tais situações exigem ajuda rápida, com atendimento médico eficiente e estrutura adequada.

A organização se faz presente em regiões de difícil acesso onde o sistema de saúde público não atua, principalmente devido às distâncias e desafios que o terreno apresenta, oferecendo atendimento médico primário e em situações de extrema urgência para quem vive em total isolamento.

O projeto nasceu em 1995 da vontade do empresário Geraldo Albaneze e seu filho, Waldir Staut Albaneze, em ajudar o povo pantaneiro. O filho se formou em medicina e junto com seu pai, criaram o “Médicos do Pantanal”, uma organização médico-humanitária que associa socorro médico, odontológico, veterinário e social em favor das populações carentes da área. Também é missão da organização tornar públicas as dificuldades enfrentadas pelas populações assistidas levantando números e mapeando as situações de risco.

A associação hoje é formada por profissionais independentes de diferentes áreas, com o objetivo de atuar diariamente nas situações de comoção social, fome, epidemias e combate a doenças negligenciadas. Seus integrantes são preparados para realizar atendimentos itinerantes com habilidades específicas para lidar com a população local.

“A organização é uma iniciativa independente de governos e se mantém por meio do incentivo de instituições privadas. Desta maneira temos liberdade e agilidade para oferecer ajuda humanitária onde for preciso. O nosso objetivo é colaborar para que o povo pantaneiro possa viver com dignidade e da melhor forma possível como é direito de todo cidadão brasileiro”, explica Waldir Albaneze.

CRONOGRAMA DA EXPEDIÇÃO

22/10 – Lançamento oficial da Expedição Alma Pantaneira – 16h na Casa Cor Mato Grosso do Sul – espaço 067 Vinhos.

17/11 – Saída de Campo Grande dos integrantes da região.

18/11 – Encontro de todos os integrantes em Cuiabá – MT. Deslocamento em comboio para a região do Porto Jofre (MT) e início da expedição. Atendimento à Fazenda Panthera.

19/11 – Atendimento Fazenda Santa Mônica e Panthera

20/11 – Deslocamento Fazenda Santa Mônica – Fazenda Viverinho.

21/11 – Atendimento Fazenda Viverinho.

22/11 – Deslocamento Fazenda Viverinho – Fazenda Cristal.

23/11 – Atendimento Fazenda Cristal.

24/11 – Deslocamento Fazenda Cristal – Fazenda Figueiral.

25/11 – Atendimento Fazenda Figueiral.

26/11 – Deslocamento Fazenda Figueiral – Fazenda Nhuvai.

27/11 – Atendimento Fazenda Nhuvai.

28/11 – Deslocamento Fazenda Nhuvai – Fazenda Cáceres.

29/11 – Atendimento Fazenda Cáceres.

29/11 – Chegada a Corumbá – Festa de encerramento.

Previsão de atendimentos e procedimentos médicos odontológicos – cerca de 3 mil

Plantio de sementes de árvores nativas – 1 milhão de sementes

Material distribuído (higiene pessoal, escolar, brinquedos entre outros) – 3 toneladas

Distância total percorrida no Pantanal – cerca de 1.200 quilômetros.

APOIAM A EXPEDIÇÃO ALMA PANTANEIRA AS SEGUINTES EMPRESAS:

PANTANAL Trading

067 Vinhos

Chevrolet do Brasil

Marinha do Brasil

Acaia Pantanal

Prefeitura de Corumbá

ABO – Associação Brasileira de Odontologia

Instituto do Câncer Brasil

Instituto Projeto Neymar JR.

CLC – Circuito de Laço Comprido

Cervejaria Império

Servsal

Joice Pesca & Tur Pantanal

PCO Tambores

CASACOR MS

Contexto Mídia

AJUDA BEM-VINDA 

Além da 067 Vinhos, a Pantanal Trading também está patrocinando a 10ª edição da expedição Alma Pantaneira 2021, ambos empreendimentos dos empresários Alan Oliveira e Gabriela Pache que ressaltam a importância de apoiar ações como esta. “O projeto é muito encantador pelos seus princípios e acreditamos que essa possa ser a missão mais importante, em decorrência de um cenário pós pandemia, onde o número de situações emergenciais triplicou. Estaremos oferecendo nosso apoio de forma a auxiliar esses profissionais a levar assistência necessária às regiões pantaneiras menos favorecidas”, diz Gabriela.

VINHO HOMENAGEIA MÉDICOS 

Sabor e Bravura - Bravura é um vinho criado em homenagem aos médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde. Atrelado ao encontro da Expedição, a 067 Vinhos fará durante o evento, em parceria com a Enos Vinhos de Boutique, o lançamento nacional de um novo produto. Rotulado como Bravura Gran Reserva Marselan, a bebida é uma singela homenagem aos médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que se dedicam em salvar vidas.

“De autoria da Enos Vinhos de Boutique, na qual a 067 Vinhos tem exclusividade de venda no Mato Grosso do Sul, o rótulo traz o termo Bravura escolhido para ilustrar a garrafa, pois a força dessa palavra resume todo o empenho e dedicação desses profissionais que perseveram pela saúde da população. Diante isso, escolhemos o lançamento da Expedição Alma Pantaneira 2021 para trazer à público a apresentação desse vinho que foi produzido com a uva Marselan, selecionada devido ao seu equilíbrio, estrutura e força, que remete exatamente a personalidade dos médicos”, afirma Alan Oliveira, proprietário da 067 Vinhos.

De Campo Grande para o mundo inteiro, a 067 Vinhos surge com a proposta de colher as vivências, as cores, aromas e memórias, proporcionando através do vinho experiências únicas. Com pouco menos de um ano, a empresa sul-mato-grossense vem conquistando espaços e cidades. No estado nativo, possui vinhos autorais inspirados na cultura regional, sendo eles o Eita Pega, Comitiva Pantaneira, Bonito e Aura Rosa.

A 067 Vinhos possui loja física no bairro São Lourenço na Capital de Mato Grosso do Sul. Também há um ponto de venda no Shopping Campo Grande e outro em Bonito por meio da loja Et Bio, além de uma seleção exclusiva de vinhos online para todo o Brasil e o mais recente quiosque no Shopping Goiânia.

SERVIÇO

Lançamento oficial da expedição Alma Pantaneira 2021 e do Vinho Bravura

Quando: 22 de outubro

Onde: CASACOR Mato Grosso do Sul – espaço 067 Vinhos

Horário: A partir das 17h30

Mais informações sobre a expedição pelo telefone (67) 99902-2700. 

Para saber detalhes sobre o lançamento do vinho Bravura entrar em contato pelo número (67) 99227-7878. (Por Assessoria de Imprensa e Clipping Contexto Mídia).

Assessoria de Imprensa e Clipping Contexto Mídia
Assessoria de Imprensa e Clipping Contexto Mídia
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.