A nova variante Delta do coronavírus, que antes era conhecida como B.1.617.2, tem preocupado os profissionais da saúde, sendo que existe o grande risco de que ela possa vir a ser responsável por uma nova onda de Covid-19 no país.
Ainda são poucos casos no Brasil, mas com certeza ela já é uma ameaça, devido à sua natureza mais transmissível, quando comparada as estirpes já catalogadas pela comunidade cientifica.
A cepa foi identificada pela primeira vez na Índia em dezembro de 2020 e se disseminou rapidamente pelo país. Posteriormente, ela foi identificada no Reino Unido, levando a um número cada vez mais crescente de infecções e mortes.
Nos Estados Unidos, o primeiro caso provocado pela variante Delta ocorreu em março, e no fim de junho, ela já era responsável por mais de 20% dos infectados no país. No Brasil, a estirpe foi notificada pela primeira vez no dia 20 de maio.
Alguns países que estão com suas campanhas de vacinação mais avançadas já conseguem sentir os resultados da imunização em massa, com uma grande diminuição no número de casos e principalmente de óbitos.
