Geral

Penitenciária de Andradina recebe 2º edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade

O evento será realizado nesta terça-feira (7) no estabelecimento prisional e contará com atendimentos jurídicos, médicos e documentais

Eliane Borges
06/03/17 às 18h44
Como as demais, penitenciária de Andradina está superlotada (Kaio Esteves)

O evento será realizado nesta terça-feira (7) no estabelecimento prisional e contará com atendimentos jurídicos, médicos e documentais

Depois do sucesso da primeira edição do evento há exatamente um ano atrás, que resultou em cerca de 2.300 atendimentos aos sentenciados da Penitenciária de Andradina, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade volta a ocorrer na unidade prisional nesta terça-feira (7). A ação vem percorrendo os presídios paulistas e, somente em 2016, resultou em 92 mil atendimentos a pessoas privadas de liberdade em 33 estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). Para este ano, uma resolução da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP-138) determinou que as penitenciárias de regime semiaberto promovam, no mínimo, duas ações semelhantes anualmente.

A 2º edição do evento vem dar continuidade aos trabalhos já realizados, beneficiando os novos integrantes da população carcerária.  O evento oficial terá início às 09h com cerimônia de abertura e seguirá durante todo o dia. Devido à demanda e disponibilidade dos parceiros, algumas atividades que fazem parte da jornada já vêm sendo executadas ao longo da semana. Na ocasião, haverá entrega de certificados escolares (ensino fundamental, ciclo II e ensino médio) e certificados do Programa de Educação para o Trabalho (PET) pela Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Atividades

O objetivo é oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Deste modo, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliar na retomada da vida social quando ganharem a liberdade. Nesta terça-feira, haverá emissão/atualização e entrega de Registros Gerais (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidões de Nascimento, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimentos judiciários e da promotoria e defensoria pública. Também serão realizados cortes de cabelo, testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atendimento odontológico.

Na ocasião, o público visitante poderá prestigiar exposição de produtos confeccionados na unidade em parceria com empresas. Haverá ainda palestras aos sentenciados com os temas: “DST/Aids” com a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde de Andradina, Terezinha Maria Bertucci; “As ações da Caef”, com a responsável técnica em Birigui, Mirian Padre do Nascimento e “Apresentação do Serviço de Assistência Social de Andradina” com a coordenadora do Creas, Paula Salesse Monsani e o psicólogo coordenador do Cras II, Wagny Tito Barrientos Xavier.

Ação

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

Contatos:

Assessoria Imprensa Croeste – Eliane Borges (18) 3272-3006 Ramal: 263

Diretor da Penitenciária de Andradina– Jair Silva da Costa (18) 3722-7575

OBS: Caso haja interesse em cobrir o evento, favor encaminhar Nome e RG dos integrantes da equipe de reportagem. 

Ressalto que as capturas de imagens serão limitadas a áreas autorizadas pela direção da unidade, sendo terminantemente proibido o registro da carceragem e/ou dependências internas do presídio, carros oficiais e/ou demais instalações que evidenciem a rotina de segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.