Geral

Supermercados projetam dezembro aquecido

Consideradas as principais datas para impulsionar o consumo, as festas de fim de ano devem gerar um crescimento de 0,25% nas vendas

Estado de São Paulo
07/12/21 às 17h46
Imagem Web

O Índice de Vendas dos Supermercados (IVS*), apurado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas (FIPE), indica uma ampliação de 0,25% nas vendas do setor supermercadista em dezembro.

O crescimento deve ser impulsionado pelo recebimento do 13º salário e do Auxílio Brasil. A previsão é que ambos injetem R$ 1,6 bi na economia paulista, aumentando em 3,5% o poder de compra das famílias.

Com base no mês de outubro, as vendas dos supermercados no Estado de São Paulo tiveram redução de 9,38% nos últimos 12 meses. O resultado reflete os impactos duradouros da pandemia da Covid-19, que alteraram hábitos dos consumidores e ocasionaram por um longo período o fechamento de bares, restaurantes e do comércio não essencial.

No acumulado de janeiro a outubro de 2021, o faturamento real do setor supermercadista registra queda de 10,28%. Em outubro, a redução chegou a 11,74%. Para o economista-chefe da APAS, Diego Pereira, a inflação diminuiu a capacidade de compra do consumidor e impactou o desempenho do setor. "Existe a expectativa de uma desaceleração da economia em 2022.

No último dado divulgado pelo IBGE, a projeção de crescimento da indústria alimentícia foi reduzida. A decisão envolve uma série de fatores, como a elevação da taxa de juros, a redução da oferta de crédito e os impactos estruturais, como o alto custo da energia elétrica no país", explica.

(*) Com o objetivo de acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no Estado de São Paulo, nos conceitos de "mesmas lojas" (lojas abertas há pelo menos um ano) e "todas lojas" (lojas criadas no período pesquisado), o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS) mede o Faturamento Real dos hipermercados e supermercados (que representam 85% do setor supermercadista paulista), dessazonalizado e deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS) – Índice calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APS) e pela FIPE, que mede a variação de preço dos produtos comercializados no setor supermercadista do Estado de São Paulo.

Sobre a APAS – Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade.

A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.505 supermercados associados que somam 4.315 lojas.
 (GBR Comunicação).

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.