Geral

Vacina contra crack e cocaína desenvolvida no Brasil impede que drogas cheguem ao cérebro

Testes em animais conduzidos na Universidade Federal de Minas Gerais comprovaram eficácia e segurança do fármaco

r7
30/05/23 às 14h40
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Próximo passo é estudo em humanos DIVULGAÇÃO/FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG

Uma vacina contra crack e cocaína que está em desenvolvimento na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) obteve ótimos resultados na fase de estudos em animais.

A terapia conseguiu induzir o sistema imune a produzir anticorpos que se ligam à cocaína – o crack também uma forma de cocaína – ao transformar a droga em uma molécula grande que é incapaz de romper a barreira hematoencefálica e, portanto, de entrar no cérebro.

No estudo, os pesquisadores conseguiram mostrar a eficácia e a segurança da vacina, além de resultados positivos na prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição à cocaína durante a gestação em animais.

"A vacina impediu a ação da droga sobre a placenta e o feto. Observamos menos complicações obstétricas, maior número de filhotes e maior peso do que as não vacinadas", afirma em comunicado o professor e pesquisador responsável pelo trabalho, Frederico Garcia, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG.

Nesse caso, a vacina conseguiria evitar casos, por exemplo, de bebês de mães dependentes que também nascem dependentes químicos.

Segundo o autor do trabalho, o fármaco poderia ser usado "para evitar recaídas em pacientes que estão em tratamento, dando mais tempo para eles reconstruírem sua vida sem a droga", uma vez que a ele reduziria os efeitos sob o organismo.

O projeto agora busca recursos para avançar nos testes em humanos e foi selecionado como finalista do Prêmio Euro Inovação na Saúde, que reconhece grandes avanços nessa área.

“Até então, este projeto foi inteiramente desenvolvido com recursos governamentais. Para restaurar a liberdade das pessoas com dependência e prevenir as consequências fetais precisamos dar início nos estudos com humanos. Acreditamos que o prêmio Euro pode viabilizar esse sonho”, finaliza Garcia.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.