Geral

Vereador tenta mudar nome de praça em homenagem ao pioneiro José Botega

Popularmente conhecida como Praça da Enxada, a área já presta homenagem ao pioneiro do bairro, mas chegou a ser alvo de um projeto de lei que buscava rebatizá-la em memória de outra pessoa

H+ Andradina
27/08/25 às 09h04
Praça revitalizada que já carrega o nome do pioneiro do bairro, José Botega

Um episódio envolvendo o patrimônio histórico de Andradina gerou constrangimento na Câmara Municipal nos últimos dias. O vereador Kleberson Batista dos Santos, aparentemente desinformado sobre a relevância do legado da família Botega, chegou a apresentar o Projeto de Lei nº 073/2025, Processo nº 1260/2025, que tratava do assunto: “Denomina Praça João Rodrigues dos Santos o logradouro público localizado no bairro Vila Botega, município de Andradina, e dá outras providências”.

Projeto de lei do vereador que muda o nome da praça que já tinha nome de um dos pioneiros do bairro

Na prática, a proposta mudaria o nome da praça que já homenageia o pioneiro José Botega, imigrante italiano que fundou o bairro Vila Botega e cujo legado está diretamente ligado ao desenvolvimento daquela comunidade. O monumento instalado no local, um relógio de sol revitalizado pela Prefeitura, simboliza parte dessa história e é motivo de orgulho para seus descendentes.

A iniciativa do vereador gerou forte reação da família Botega e de moradores, que viram na proposta uma tentativa de reescrever a história e apagar a memória do fundador do bairro. A mobilização foi imediata, com manifestações públicas e nas redes sociais em defesa da preservação da homenagem.

Diante da repercussão negativa, o vereador retirou o projeto, que já tinha parecer favorável e estava pronto para votação com aval da própria Câmara.

O caso reforça a importância de que representantes eleitos se aprofundem na história local antes de propor alterações em patrimônios que carregam identidade e memória coletiva. Para a população de Andradina, a praça José Botega e o seu relógio de sol não são apenas um espaço público, mas um símbolo da luta, do trabalho e da união de uma família tradicional da cidade.

Monumento tombado em 2002 e demolido em 2023

Histórico de descaso com o patrimônio cultural

O episódio traz à tona a preocupação com a preservação da memória histórica de Andradina. Nos últimos anos, o município já sofreu com um grave precedente: a demolição de um bem tombado oficialmente como patrimônio histórico.

Depois de 22 anos e 3 meses de tombada como Acervo Cultural do Município, a obra do artista Osmar Francisco de Oliveira, que ficava na lateral do 1º Distrito Policial, foi totalmente destruída durante uma reforma. A peça representava a religião, a família e o trabalho, símbolos centrais da identidade andradinense, e sua destruição foi considerada um verdadeiro crime contra o patrimônio cultural, até o momento não houve nenhum responsável penalizado pela destruição da obra, mesmo a lei sendo clara que devem ser punidos quem causar danos e ameaças as esculturas tombadas.


NOTA DO AUTOR: O caso recente envolvendo a Praça José Botega reforça que a história da cidade não pode ser tratada como algo descartável. Monumentos e homenagens não são apenas nomes em placas ou obras de concreto: são marcos que preservam a memória de pioneiros e artistas que ajudaram a construir Andradina e sua identidade.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.