Geral

Zoológico do interior de SP acolhe três filhotes de tamanduá-bandeira

Segundo o veterinário Guilherme Guerra, dois são gêmeos, algo extremamente raro para a espécie, e foram encontrados abraçados ao corpo da mãe morta com tiro. Animais são órfãos e recebem cuidados em São José do Rio Preto (SP).

Por g1 Rio Preto e Araçatuba
30/06/22 às 10h24
Filhotes de tamanduá-bandeira sendo amamentados em Rio Preto — Foto: Divulgação/Prefeitura de São José do Rio Preto

O Zoológico Municipal de São José do Rio Preto (SP) recebeu três filhotes fêmeas de tamanduá-bandeira. Eles são órfãos e teriam pouca chance de sobreviver sem a ajuda da mãe.

Segundo o veterinário Guilherme Guerra, dois dos espécimes são gêmeos, algo extremamente raro para a espécie.

“As fêmeas chegaram aqui com cerca de 20 dias de vida, com cordão umbilical em fase de cicatrização. O nascimento de gêmeos de tamanduá-bandeira até já foi registrado em cativeiro, mas ainda não há registros oficiais na natureza”, conta.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, as fêmeas gêmeas foram encontradas em uma propriedade rural de Votuporanga (SP). Elas estavam abraçadas ao corpo da mãe, localizada morta com um tiro na região dianteira do corpo.

A Polícia Ambiental foi acionada pelo dono da propriedade e encaminhou os filhotes para o Zoológico Municipal. Os animais pesavam aproximadamente 1,5 quilo e estavam em boa situação geral de saúde.
Já o outro filhote foi encontrado na cidade de Palestina (SP). Ele pesava 1,3 quilo e tinha aproximadamente 20 dias de vida quando chegou ao Zoológico Municipal.

A alimentação dos três animais é feita com uma fórmula láctea, criada para ser o mais próximo possível do leite que receberiam da mãe. São oferecidas mamadeiras de 30 mililitros.

Os filhotes ficam em reabilitação durante crescimento, até que possam ser destinados a algum programa de soltura monitorada. Caso a soltura não seja possível, os animais passam a fazer parte dos programas de conservação em cativeiro.

Filhote sendo amamentado em Rio Preto — Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto
Tamanduá-bandeira recebendo atendimento em Rio Preto — Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto
Tamanduás-bandeira no Zoológico Municipal de Rio Preto — Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.