Política

CEI para investigar irregularidades em mandato de vereador é protocolada na Câmara

Juntamente com pedido de impugnação de candidatura para presidência da Mesa Diretora

H+ Andradina
18/11/25 às 18h00

O pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) foi protocolado na tarde desta terça-feira (18) na Câmara Municipal de Andradina, a partir de um requerimento apresentado pela cidadã Neiva Castro. O pedido solicita a investigação de uma viagem realizada pelo vereador Guilherme Pugliese cujo custo aos cofres públicos chamou atenção pelo valor considerado elevado.

Segundo o documento protocolado, solicita também oficialmente a impugnação contra a candidatura do vereador à presidência da Casa para o mandato de 2026.

No documento, Neiva fundamenta o pedido afirmando que o vereador estaria sendo investigado pelo Ministério Público Federal por suposta conduta irregular, além de apontar situações que caracterizariam nepotismo cruzado entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Andradina desde 2021.

Entre os pontos destacados no requerimento, constam:

  • A nomeação de Marcia Ferreira Marques Pugliese, parente do vereador, em cargo de confiança na Prefeitura de Andradina, atuando como coordenadora geral dos Centros de Ensino Infantil.
  • A acusação de tráfico de influência social, citando um áudio enviado via e-mail institucional.
  • Alegações de abuso de gastos públicos em viagens parlamentares, incluindo uma viagem que teria custado cerca de R$ 8 mil aos cofres municipais.

O documento encaminhado à Câmara é acompanhado de anexos obtidos pelo portal da transparência do Ministério Público Federal, indicando movimentações relacionadas à investigação em andamento. A autora afirma exercer seu direito como cidadã e contadora, e solicita que a Mesa Diretora avalie a legalidade da candidatura do vereador diante do contexto apresentado.

Caso a CEI seja aberta, os vereadores deverão analisar os fatos, ouvir envolvidos e, ao final, emitir relatório que poderá recomendar desde arquivamento até envio ao Ministério Público e aplicação de sanções previstas no regimento interno e na Lei Orgânica do Município.


A Câmara Municipal ainda não se pronunciou oficialmente sobre o requerimento, que agora segue para análise interna. O caso deve movimentar o cenário político de Andradina nos próximos dias, especialmente por ocorrer às vésperas da eleição para a Mesa Diretora da Casa.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.