Cotidiano

Araçatuba lidera ranking do Ideb entre municípios sede de região

O município manteve a mesma nota de 2019, apesar da pandemia, que afetou a média do Ideb em todo o País

Da Redação - Hojemais Araçatuba
19/09/22 às 15h52
Araçatuba tem 9.341 alunos na fase escolar avaliada, matriculados em 27 escolas mantidas pela Prefeitura (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação divulgou nota na tarde desta segunda-feira (19), informando que Araçatuba (SP) ficou em primeiro lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2021 entre os municípios sede de região administrativa no Estado.

Segundo a Prefeitura, as escolas de ensino fundamental da cidade atingiram a nota 6,9 na avaliação que foi divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

São José dos Campos aparece na segunda colocação, com nota 6,7; seguida de Marília, com, 6,5. Ainda de acordo com o que foi divulgado, Araçatuba ficou bem acima da média nacional, que foi de 5,5 e da estadual, que é 6,1.

Estrutura

Araçatuba tem 9.341 alunos na fase escolar avaliada, matriculados em 27 escolas mantidas pela Prefeitura. O índice varia de 0 a 10 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Satisfação

Em nota, a secretária municipal de Educação de Araçatuba, Silvana Sousa e Souza, comenta que o resultado foi recebido com grande satisfação por parte da equipe pedagógica.

Ela destaca que o município manteve a mesma nota de 2019, apesar da pandemia, que afetou a média em todo o País, devido à necessidade de introdução das aulas online. “Fizemos um grande esforço para atender às demandas dos nossos alunos neste momento excepcional e agora vemos que estivemos trilhando o caminho certo”, comenta.

Para Silvana, o trabalho da Prefeitura foi suficiente para manter a qualidade da educação oferecida nas escolas municipais. “Mais do que uma posição no ranking, o que nos alegra é saber que nossas crianças estão aprendendo com qualidade, que é o nosso grande objetivo”, argumenta.

Iniciativa

O prefeito Dilador Borges (PSDB) também em nota, comenta que desde o início da pandemia o município criou um grupo multidisciplinar para traçar planos que garantissem o acesso de todas as crianças ao ensino.

Ele justifica que a educação é muito importante e não pode aceitar improvisos, por isso, foi oferecida capacitação aos professores e foram criados meios para as crianças acessarem as aulas de casa.  “Nossa administração sempre entendeu a importância do ensino para a construção de uma sociedade mais justa e perfeita”, afirma. 

Foto: Divulgação
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.