A governadora do Distrito 4470 do Rotary Club, Miriam Serra de Lacerda Silva Philbois, visitou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Coronariana da Santa Casa de Araçatuba (SP) na quinta-feira (21) e reforçou a necessidade de mobilização dos Rotarys Clubs das 40 cidades atendidas pelo hospital para viabilizar as melhorias que a unidade precisa.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a sugestão já havia sido feita por ela ao novo presidente do Rotary Club Araçatuba Cruzeiro do Sul, Alberto Pinto da Silva, na segunda-feira (18), durante homenagem da diretoria do hospital à ex-presidente Ruth das Neves Alves de Lima.
Ainda de acordo com o que foi informado, a reforma da UTI Coronariana é uma das prioridades imediatas da diretoria da Santa Casa. Com 10 leitos, a unidade possui equipes médicas, de enfermagem, e profissionais multidisciplinares para atender urgências e emergências, internações eletivas e suporte pós-cirúrgico cardiovasculares e torácicos.
Durante a visita, o provedor do hospital, Petrônio Pereira Lima, disse a ela que para aprimorar a qualidade dos atendimentos, é necessário ampla reforma estrutural, adequação das réguas de gases e climatização, e substituição de camas e cortinas divisórias.
A unidade também precisa de mais ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros, de acordo com ele.
União
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, Miriam Serra disse que entende que a união dos clubes das cidades para as quais o hospital é referência de atendimentos de alta complexidade pode representar importante apoio para a diretoria aperfeiçoar o atendimento.
Ela é a primeira mulher a governar o Distrito 4470, que engloba 76 clubes de Rotary da maioria das cidades do Estado de Mato Grosso do Sul, mais a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. No Estado de São Paulo, a abrangência vai de Avanhandava a Castilho.
Durante a visita ao hospital ela estava acompanhada do presidente do Rotary Club Araçatuba Centenário, Nei Celso Guariza, e demais integrantes do clube, e do presidente do Rotary Club Araçatuba Cruzeiro do Sul. O objetivo era ver em funcionamento os equipamentos doados pelos clubes de serviço ao hospital entre 2016 e 2022.
Doações
O Rotary Club Araçatuba Centenário doou vários equipamentos para a UTI Neonatal e Pediátrica e UTI Neonatal, destinada a bebês prematuros, e para o Posto de Coleta de Leite Humano. As doações incluem bombas de infusão e bombas para coleta de leite. No mesmo período, o clube dooou focos cirúrgicos para as salas cirúrgicas e monitor multiparâmetros para a UTI Respiratória.
“Um hospital grandioso tem grandes problemas também. Mas vi funcionários trabalhando com muita dedicação e diretores planejando melhorias. De modo que os nove clubes da cidade devem agradecer todos os dias pela oportunidade de terem uma entidade como essa para trabalhar em prol”, declarou a governadora à assessoria de imprensa da Santa Casa.
Projeto
Segundo o que foi divulgado, uma reunião executiva deve ser agendada entre os presidentes dos clubes de Araçatuba e a diretoria do hospital para apresentação do projeto técnico para reforma da UTI Coronariana. No encontro também devem ser apresentadas outras prioridades relacionadas às UTIs Neonatais, para definição do apoio e da mobilização.
Petrônio enaltece a visita da governadora para conhecer as atividades da Santa Casa de Araçatuba e a iniciativa dela em pedir o engajamento dos clubes da cidade e da região para um investimento maior no hospital. "Nesses dois contatos que tivemos vi nela uma pessoa muito determinada", declara.
