A Prefeitura de Birigui (SP) emitiu nota ao Hojemais Araçatuba nesta terça-feira (18), confirmando que não está direcionando o esgoto coletado no município para o sistema de tratamento.
Na segunda-feira (17), os vereadores Marcos Antônio dos Santos (UB), o Marcos da Ripada, e Wesley Ricardo Coalhato (UB), o Cabo Wesley, publicaram um vídeo nas redes sociais, informando que há denúncia de que há cerca de um mês o esgoto coletado no município não estaria sendo tratado.
Eles gravaram imagens de uma ponte sobre o ribeirão, a cerca de 1,5 quilômetro distante da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde deveria ser despejada a água proveniente do esgoto tratado. Porém, nesse trecho, a água aparece com coloração escura e forte odor, de acordo com eles.
Inversores
A Prefeitura informou que recentemente, sem citar a data, os inversores de frequência da Estação Elevatória da ETE apresentaram problemas, cujas causas ainda estão em fase de apuração. Segundo o município, por se tratar de um modelo antigo, que não está mais em fabricação e com peças de reposição difíceis de encontrar, as empresas avaliaram e constataram que era inviável o conserto dos equipamentos.
"Por conta da paralisação dos dois equipamentos responsáveis pelo funcionamento da estação elevatória, não é possível direcionar o esgoto para o sistema de tratamento. O esgoto que está sendo tratado, é o coletado até o momento da paralisação dos inversores" , informa a nota.
Novo equipamento
A administração municipal informa que foi sugerida a substituição dos inversores de frequência por um modelo atual e na urgência de resolver o problema, foi adquirido emergencialmente, um novo equipamento para entrar em operação.
"A administração está tomando as medidas necessárias para substituir o outro inversor danificado, garantindo o pleno funcionamento da elevatória" , informa em nota.
