Cotidiano

Prefeitura inicia formação para 44 novos guardas municipais aprovados em concurso

Integra o grupo 12 mulheres, que serão as primeiras da história da corporação que possui 26 anos

Da redação - Hojemais Araçatuba
24/06/22 às 16h25
Efetivo da GCM será elevado para 120 profissionais (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Birigui (SP) realizou nesta sexta-feira (24) a aula inaugural do curso de formação de 44 novos guardas que irão integrar a GCM (Guarda Civil Municipal). Integra o grupo 12 mulheres, que serão as primeiras da história da corporação que possui 26 anos.

Os novos guardas foram recebidos pelo prefeito Leandro Maffeis (União Brasil), em solenidade no auditório da Prefeitura. Participaram o secretário de Segurança Pública, coronel PM Celso Massanobu Toma; o comandante da GCM, Antônio Carlos André Júnior; o presidente da Câmara, César Pantarotto Júnior (PSD); o delegado titular da Polícia Civil de Birigui, Eduardo Lima de Paula; o comandante do CPI-10, coronel PM Motooka; e autoridades convidadas.

“Demos início a um intenso processo de reestruturação da Guarda Municipal e, vocês são parte importante de todo esse investimento. Vão ajudar a cuidar do patrimônio mais importante de Birigui, que é a nossa população”, ressaltou o prefeito.

A palestra de abertura do curso, cujo tema foi “O papel da Guarda Municipal e a Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal”, ficou a cargo do juiz de direito, Marcelo Yukio Misaka, que antes de ingressar na magistratura também foi guarda municipal. “Atuar na segurança pública exige muita responsabilidade e disciplina”, frisou o juiz.

Formação

De acordo com o secretário de Segurança Pública, até que possam ganhar as ruas, os novos guardas municipais terão de participar do curso que tem duração de cinco meses, com aulas teóricas e práticas. Apesar de terem sido aprovados em concurso público realizado em 2019, a formação é item fundamental para que sejam integrados a corporação.

Toma contabilizou que o efetivo da GCM será elevado para 120 profissionais. “Para dar melhores condições aos nossos guardas e aos que estão chegando, estamos investindo em melhorias no prédio da Guarda. Criando uma ala feminina, para atender as primeiras mulheres guardas municipais da cidade”, disse.

Segundo o comandante da GCM, a formação incluiu treinamento teórico e prático, conhecimentos sobre legislação, entre outros protocolos para a obtenção do porte de arma. “Eles também terão pelo menos 200 horas de aula para a formação como agentes de trânsito”, afirmou André Júnior.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.