Cotidiano

Vegetação toma conta do rio Tietê e dificulta a navegação

Estado afirma que não há registro de problemas na Hidrovia Tietê-Paraná, mas providencia embarcação para o manejo dos aguapés

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
26/01/23 às 18h29

A existência de grande quantidade de vegetação nas águas do rio Tietê, em Araçatuba (SP), está preocupando pessoas que possuem propriedades à beira do rio, que ficam impossibilitas até mesmo de acessar a água com embarcações e cobram providências das autoridades.

O Hojemais Araçatuba recebeu um vídeo que foi gravado na manhã desta quinta-feira (26), feito sobre a ponte Pio Prado, na divisa com o município de Santo Antônio do Aracanguá.

As imagens mostram a superfície da água totalmente tomada pela vegetação, causando espanto no autor do vídeo. Pelas imagens, é possível deduzir que não havia condições de embarcações passarem por baixo da ponte naquele momento.

A reportagem recebeu informação de que a pessoa que fez o vídeo viu uma embarcação carregada com grãos se aproximando da ponte e retornado devido à impossibilidade de transpor a vegetação.

Outro vídeo feito de uma propriedade na beira do rio mostra que toda a margem está tomada pela vegetação, impedindo o acesso das embarcações à água. O proprietário desse rancho informou que essa condição tem ocasionado o surgimento de sucuris nas imediações.

Providências

O Hojemais Araçatuba consultou o DH (Departamento Hidroviário) do Estado de São Paulo, que informou por meio de nota que os aguapés registrados em vídeo pelo leito são comuns no rio.

Ainda de acordo com o departamento, não havia registro de problemas causados por eles para a navegação na Hidrovia Tietê-Paraná até a tarde desta quinta-feira. “Para manter a situação sob controle, o Departamento providencia no momento embarcação específica para o manejo adequado dessa vegetação” , informa a nota.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2024 - Grupo Agitta de Comunicação.