Cotidiano

Voluntários ajudam na adequação do Centro de Referência do Covid-19

Os aparelhos do sistema de oxigênio e um gerador de energia que estavam instalados no imóvel desapareceram

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
16/04/20 às 21h38

Voluntários se ofereceram e já estão trabalhando de forma gratuita para fazer as adequações no prédio do antigo Hospital Luiz Valente, em Penápolis (SP), onde deverá ser instado o Centro de Referência do Covid-19.

O centro médico, que será administrado pela OSS (Organização Social de Saúde) AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil), que gerencia a Santa Casa de Penápolis, terá dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e outros 20 leitos de enfermaria. Ele será destinado ao tratamento exclusivo de pacientes com sintomas de coronavírus.

Conforme já divulgado pelo Hojemais Araçatuba , o prefeito Célio de Oliveira (sem partido) informou que o governo do Estado se comprometeu com o credenciamento do hospital para atendimento dos pacientes pelo SUS (Serviço Único de Saúde), desde que o espaço esteja pronto para receber os pacientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mão-de-obra

Diante da necessidade de mão-de-obra para executar as adequações necessárias, o Executivo enviou à Câmara, projeto em regime de urgência que permitiria à administração municipal, fornecer mão-de-obra pública para o serviço.

O projeto seria apreciado na sessão extraordinária realizada na quarta-feira (15), mas foi retirado da pauta a pedido do próprio prefeito, diante do oferecimento da colaboração voluntária.

Célio de Oliveira informou ao Legislativo que desde o início da semana a administração municipal foi procurada por vários profissionais da área de construção civil.

Eles se colocaram à disposição para trabalhar nas adaptações necessárias no prédio, de forma voluntária, sem custo nenhum para o município. Parte desses voluntários já está trabalhando.

Surpresa

Enquanto prepara o prédio para receber os pacientes com sintomas de covid-19, a Prefeitura e o AHBB terão que enfrentar mais um desafio. Os aparelhos do sistema de oxigênio e um gerador de energia que estavam instalados no imóvel desapareceram.

Para entrar no prédio, um cadeado de um dos portões foi arrombado e a caixa de alvenaria onde os equipamentos estavam foi estourada.

Até a tarde desta quinta-feira (16) os responsáveis pelo prédio, onde o último locatário ativo foi o Hospital Unimed, não haviam registrado boletim de ocorrência relatando o caso à polícia.

Atendimento

A Prefeitura de Penápolis pretende concluir a instalação do Centro de Referência do Covid até o final deste mês.

O serviço deverá atender os pacientes da cidade e dos municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Lourdes, Luiziânia, Piacatu, Santópolis do Aguapeí e Turiúba, que soma aproximadamente 270 mil habitantes.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.