Cultura

AAL oferece palestra de literataura contemporânea neste sábado 

Evento será comandado pelo jornalista e mestre em literatura e crítica literária Camilo Gomide

Manu Zambon  - Hojemais Araçatuba 
12/04/19 às 18h09
Camilo Comide terá um conto publicado em antalogia que será lançado na Flip deste ano (Foto: Divulgação)

Literatura contemporânea é tema de palestra neste sábado (13), na AAL (Academia Araçatubense de Letras), às 9h30, comandada pelo jornalista Camilo Gomide, de São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público.

Gomide é mestre em literatura e crítica literária pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e escritor.

De acordo com ele, a palestra abordará questões que envolvem a produção de literatura de recorte realista nos dias de hoje. “Muitos escritores, atualmente, sentem uma necessidade de contar as coisas como elas são, de falar a verdade, por assim dizer. O problema é que essa representação total do real é uma tarefa impossível. Até mesmo quando falamos da nossa própria vida estamos ficcionalizando o que aconteceu em alguma medida”, explica.

O que um escritor pode fazer, segundo Gomide, é buscar uma forma que procure abarcar ao máximo a complexidade da realidade contemporânea. Como exemplo, ele usara os escritores Karl Ove Knausgard, da Noruega, e o brasileiro Julián Fuks. Para o profissional, esses autores encontraram na escrita autobiográfica uma forma mais autêntica de expressão.

No que tange a literatura contemporânea, alguns traços podem ser identificados, como a fragmentação do narrador. O narrador onisciente, que tudo sabe e tudo vê, sai de cena e dá lugar uma narração descentralizada. São narradores que “buscam desconstruir a própria noção de narrador, que questionam a possibilidade de narrar (...) Uma das perguntas que os narradores de Fuks e Knausgard nos colocam é: como ser realista se não somos capazes de falar a verdade sobre nossa própria história?”

Produção

Nesse contexto, Gomide ressalta que a própria ideia de narrativa está sendo questionada. “Por isso são tão comuns narrativas não lineares, não só na literatura, mas em filmes e séries”. Ele cita como características da literatura contemporânea, a pluralidade e a descentralização, que acabam influenciando tanto a produção nacional como a internacional.

“Naturalmente, existem particularidades culturais que distinguem as produções nacionais das internacionais. Mas essas peculiaridades também existem dentro do cenário nacional”, complementa.   

Camilo Gomide integra o coletivo de escritores Escritorxs de Quinta. É colunista da revista Vício Velho, publicação on-line sobre literatura. Escreve críticas e ensaios literários para veículos como VICE Brasil e revista Ponto. Teve um poema publicado em uma coletânea da editora Patuá, em 2018, e terá um conto publicado na antologia “Contos Brutos”, da editora Reformatório, que será lançado na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) deste ano.

Serviço

Palestra: Literatura Contemporânea 

Com Camilo Gomide 

Sábado (13)

Às 9h30

Academia Araçatubense de Letras (rua Joaquim Nabuco, 210, Centro)

Gratuito 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.