Cultura

Banda Tropicadelia encerra a 8ª edição do Flibi com show on-line

Grupo de Araçatuba é formado pelos músicos Eduardo Martinez, Fernando Kid e Renan Augusto Dias

Da redação - Hojemais Araçatuba
26/11/21 às 15h41
(Foto: Reprodução)

A banda araçatubense Tropicadelia encerra neste sábado (27) a 8ª edição do Flibi (Festival Literário de Birigui), com o show
on-line “África/Brasil”. A apresentação será transmitida a partir das 10h pelo canal do festival no Youtube ( flibi.birigui ).

A aproximação do grupo com a música africana vem desde a sua formação. Em “Não Acabou”, EP de estreia lançado em novembro de 2020, já havia a música “Donos da Verdade”, onde os integrantes exploram ritmos como o afrobeat, maracatu e afoxé.

Em 2021, essa relação foi mais evidente com o lançamento de “Khanimambo”. O single tem como base o ritmo típico moçambicano chamado marrabenta. Nesse espetáculo a banda explora suas canções autorais que unem Brasil e África musicalmente e também apresenta versões de músicas que influenciaram esse paralelo artístico.

O título da música “Khanimambo” quer dizer “Obrigado” em changana/xangana, um dos principais dialetos falados em Moçambique. Renan Augusto Dias, baterista da banda, morou por um ano no país africano e compôs a música em forma de gratidão e homenagem a essa terra que o acolheu.

Tropicadelia

Composta por Eduardo Martinez (baixo), Fernando Kid (vocal e guitarra) e Renan Augusto Dias (baterial), a Tropicadelia foi formada no final de 2016, em Araçatuba. O objetivo do projeto era, inicialmente, trazer para um formato power trio de rock músicas brasileiras dos anos 70, com uma tendência para tropicália e psicodelia (como o nome da banda sugere).

Ao longo desses quase cinco anos a banda se apresentou por toda a região de Araçatuba, com destaque para o Q Festival 2018, que teve como headlines Biquíni Cavadão e Gabriel O Pensador. E também em 2019, quando a banda abriu o show de Marcelo Jeneci no Flibi.

Flibi

O Flibi é uma realização da Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Parceria Cultural do Sesc e Sesi.
Conta com o apoio do programa Tradição SP do Governo de São Paulo e APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Bookplay e Centro de Apoio Reynaldo Gianecchini. A ITB Equipamentos Elétricos é a patrocinadora oficial do evento. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.