Cultura

Coletânea com 30 contos vencedores de concursos é lançada em Araçatuba

Obra reúne textos vencedores das edições de 2018 e 2019 do Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba

Manu Zambon  - Hojemais Araçatuba
22/11/20 às 12h00
Livro é composto por duas capas que fazem referência às edições de 2018 e 2019 dos concursos (Foto: Manu Zambon/Hojemais Araçatuba)

Com diferentes enredos, narrativas e escritores do município, região e de outras partes do País, a Prefeitura de Araçatuba (SP) lança coletânea que reúne 30 obras vencedoras das edições de 2018 e 2019 do Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba.

O livro foi organizado e publicado pela AAL (Academia Araçatubense de Letras), sob a coordenação do acadêmico e professor Hélio Consolaro.

De acordo com a Prefeitura, o lançamento bienal, agregando duas edições, já estava previsto no 31° edital do concurso.

“Como a divulgação dos ganhadores é feita em dezembro, no dia do aniversário da cidade, o lançamento do livro fica programado para o ano seguinte, porém, devido aos acontecimentos de 2020 tivemos uma atrasado na editoração”, explica assessora de planejamento e projetos da Secretaria de Cultura, Vanessa Manarelli.

Quanto ao lançamento físico da obra, que normalmente é feito junto com a entrega de certificado aos ganhadores, a secretaria ainda está avaliando a realização do evento.

Novidade

Além dos contos premiados, o livro é composto pelos textos que receberam menção honrosa em ambas as edições; no total, são 20 textos na edição de 2019 e 10 de 2018.

De acordo com Consolaro, a obra traz uma novidade na encadernação da obra. O livro possui duas capas: de um lado, o destaque é para o 31º concurso, do outro, o foco é para a 32ª edição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As capas trazem ainda a imagens dos homenageados em cada edição. No ano passado, o concurso destacou o escritor, ex-vereador, advogado e jornalista de Araçatuba, Jorge Napoleão Xavier, falecido em 2016.

Em 2018, a homenageada foi a escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), considerada uma das primeiras e mais conhecidas escritoras negras brasileiras. É autora da obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de 1960.

Onde encontrar

A coletânea é financiada pela Secretaria Municipal de Cultura e pode ser encontrada na biblioteca municipal “Rubens do Amaral”, para empréstimo, Academia Araçatubense de Letras e alguns exemplares ficam com a Secretaria Municipal de Educação.

33ª edição

Já o edital da 33ª edição do concurso de contos está em fase de finalização, segundo a secretaria. Por conta disso, não foi informada a data em que será publicado ou o início do período de inscrições.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.