Cultura

Exposição fotográfica 'Tuias: memórias em pedaços' marca 8º dia do Flibi

Abertura da mostra será quarta-feira (24), na biblioteca municipal “Dr. Nilo Peçanha”; entrada é gratuita

Da redação - Hojemais Araçatuba
23/11/21 às 16h42
Trabalho conta com fotografias de Silmara Brazil (Foto: Silmara Brazil/Divulgação)

A biblioteca municipal “Dr. Nilo Peçanha”, de Birigui (SP), recebe a partir desta quarta-feira (24) a exposição fotográfica “Tuias: memórias em pedaço”, projeto do pesquisador biriguiense Emerson Sabotto Baggio. A abertura da mostra será a partir das 19h30, com entrada gratuita.

A exposição é uma das atrações da 8ª edição do Flibi (Festival
Literário de Birigui), que recebe também a mesa literária
“Curimin: Ludicidade e Conhecimento”, com Ana Ruth Starepravo e mediação de Evandro Cláudio, com transmissão pelo Youtube do festival ( flibi.birigui ) a partir das 10h.


Exposição

A exposição fotográfica ficará em cartaz até o dia 28 de janeiro de 2022, com visitação aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O trabalho conta com fotografias de Silmara Brazil e curadoria de Lu Mota e Silmara Brazil.

É composta por 30 imagens fotográficas de tradicionais bairros rurais da cidade, com primordial atenção às antigas “tuias”, forma regional de nominar as antigas tulhas, galpões de madeira onde o café produzido nas propriedades era armazenado até o momento da venda.

Adornos, portas, telhados e raras janelas são detalhes que, isoladamente, parecem pertencer ao simples camponês da época, mas na realidade, são parte integrante do humilde contexto de moradia desse povo rural, muitas vezes transformadas em depósitos ou em galpões abandonados e ruínas.

Hoje as velhas “tuias” são lembranças, e vivem apenas na memória dos antigos moradores que ainda restam e se recordam de uma época que não volta mais. A exposição é inspirada no trabalho de Dulce Soares (1982 – Barra Funda, Esquinas, Fachadas e
Interiores).

Sobre o autor

Baggio é historiador, teólogo, professor e especialista em história e cultura. Realiza trabalhos de pesquisas históricas no município desde 2010. Além de “Tuias de Birigui”, realizou e compôs a comissão historiográfica do Ponto de Cultura, levantando elementos e fontes históricas da década de 1960.

SERVIÇO

Exposição fotográfica “Tuias: memórias em pedaço”

Projeto: Emerson Sabotto Baggio

Data: 24 de novembro de 2021 a 28 de janeiro de 2022 - de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

Local: Biblioteca Municipal de Birigui (avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro)

 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.