Cultura

Mostra digital de multilinguagens começa nesta sexta em Araçatuba

As atividades serão transmitidas em lives no Instagram do Festara e reúnem diferentes expressões artísticas

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
24/04/20 às 15h15
Leitura dramática, sarau e bate-papo são algumas das atividades que marcam o festival neste final de semana (Foto: Divulgação)

Durante o isolamento social, as redes sociais têm sido uma alternativa para artistas mostrarem seus trabalhos e ficarem próximo ao público. Com o objetivo de fomentar essa aproximação, oferecendo diferentes linguagens artísticas, o Festara (Festival de Teatro de Araçatuba) lança o projeto Solos em Quarentena.

A mostra é totalmente digital e reúne artistas do município, região e de outras partes do País. O primeiro evento será nesta sexta-feira (24), com o sarau que reúne a Casa Maré, de Araçatuba, as artistas Gabriela Reis, Geovanna Leite e Larissa Lacava, e o ator e dramaturgo Heitor Gomes, de Araçatuba. 

A transmissão será às 20h por meio de live no Instagram do festival. Vale destacar que a mostra não receberá público em nenhuma atividade, tudo será transmitido on-line. 

Programação

As atividades seguem neste sábado e domingo, dias 25 e 26 de abril. Sábado, as atrações são o bate-papo com Nena Inoue, atriz, diretora e produtora de Curitiba (PR). Às 21h, o espaço cultural Oficina de Macacos e a Festa Pose, realizam o sarau Fervida Pájuba com discotecagem transmitida ao vivo. 

No domingo, essa primeira grade se encerra com três atividades. A primeira é às 19h, com um bate-papo com a jornalista e produtora cultural Rachel Coelho, de Maringá (PR). A partir das 20h, tem cena com as atrizes Geovanna Leite e Larissa Lacava.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Encerrando o dia, a atriz Paula Liberati, de Araçatuba, faz uma leitura dramática do texto inédito “O Drama”, escrito por Vitor Steinberg, diretor do filme “Amor Líquido”, que contou com a atuação de Paula.

Inicialmente, a organização prevê atividades somente aos finais de semana, dando voz às diferentes expressões artísticas, como dança, teatro, literatura, música, entre outros. A próxima programação ainda está sendo finalizada.

Futuro

“É o primeiro festival on-line multilinguagem da região noroeste. Nosso objetivo é durante esse período de isolamento social trazer uma aproximação dos artistas, tanto os de Araçatuba, como os artistas de outros locais. Fazer a gente se aproximar e se aquecer de alguma forma", diz o diretor do Festara, Caique Teruel.

"Entender também que pessoas que vivem da arte, independente da sua visibilidade, estão passando pela mesma coisa. Então é uma mostra que tem esse objetivo de juntar os artistas e pensar o agora da cultura e o futuro dela pós-pandemia”, completa. 

Teruel conta que esse projeto é 100% colaborativo. Neste primeiro momento, o Festara fez o convite aos artistas, que estão moldando seus trabalhos para participar. O diretor também destaca que o artista que quiser participar, pode enviar seu material e solicitar a participação por meio das redes sociais ( Facebook e Instagram ).

"E nenhum momento o festival on-line pretende substituir o encontro do artista com o públkico, porque isso é uma das coisas mais importantes na arte e a gente preza por esse encontro", finaliza. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.