Cultura

Música lírica e violão clássico são focos de workshop e concerto em Araçatuba

Projeto “Nossas Cordas", de Neila Fontão e Paulo Renato Lourenço, acontece hoje; participação é gratuita

Manu Zambon  - Hojemais Araçatuba
28/02/19 às 15h04
Neila e Lourenço (Foto: Fernanda Russo)

Nesta quinta-feira (28), acontece o projeto “Nossas Cordas – Voz e violão clássicos em temas brasileiros e espanhóis”, em Araçatuba (SP). A iniciativa conta com workshop e concerto, gratuitos, no teatro municipal Paulo Alcides Jorge.

A oficina terá início às 19h e o concerto logo após, às 20h. Os eventos são comandados pela professora de piano e canto Neila Fontão e o violonista Paulo Renato Lourenço, de Araçatuba.

De acordo com Lourenço, a primeira atividade é voltada ao público interessado em canto lírico e em violão clássico, como estudantes destes segmentos musicais. A cantora e o violonista vão falar sobre as características das composições brasileiras e espanholas do repertório do projeto, a partir da demonstração prática, ou seja, com a execução de trechos das músicas.

Repertório

Lourenço explica que as obras de origem brasileira, que serão executadas no concerto, são de Heitor Villa-Lobos. O músico ainda destaca o nascimento de Villa-Lobos, que em 2017 completou 130 anos. Ele destaca “Prelúdio nº 5”, “Choros nº 1”, “Viola Quebrada” e “Melodia Sentimental”.

Já o repertório de músicas espanholas será representado por “Danza Española nº 5”, de Enrique Granados, “Recuerdos de La Alhambra”, de Francisco Tarrega, e “Asturias”, de Isaac Albéniz. Além dessas canções, o violonista ressalta três composições da obra “Siete Canciones Populares Españolas”, de Manuel de Falla. “São inspiradas na música popular de diferentes regiões da Espanha e originalmente escritas para voz e piano”, afirma Lourenço.

Há ainda participações especiais da soprano Jéssica Sueta, contralto Marley Sousa e do tenor Douglas Pinheiro, todos integrantes do grupo vocal Cant'Ata, de Araçatuba, e da bailaora (bailarina de flamenco) Bruna Bruno.

O projeto é realizado com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, edital de 2017.

SERVIÇO

“Nossas Cordas"

Quinta-feira (28)

Workshop - às 19h 

Concerto - às 20h

Gratuito 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.