Cultura

Pedro de Uriel: A música como celebração da existência

Proposta do cantor carioca é exaltar a Vida com uma temática de devoção à Natureza e a busca do autoconhecimento

Da redação - Hojemais Araçatuba
14/08/21 às 14h00

A proposta inicial era: vir a Araçatuba (SP), rever amigos, ensaiar e gravar um show para um projeto cultural. Entretanto, as restrições devido à pandemia do coronavírus limitaram a ideia original. O show foi gravado, mas em outro lugar. O importante é que a intenção se manteve: a celebração da existência por meio da música.

 “Apresentei músicas e sons que tocam a alma”, afirma o cantor e compositor, que gravou o show “União Vibração | Vibração União” para o festival permanente de artes integradas Limoeiro 2k21.

(Foto: Divulgação)

Natural do Rio de Janeiro, Pedro de Uriel iniciou, aos 13 anos, os estudos e práticas musicais com violão erudito e popular. Participou de grupos teatrais, musicais de canto e coral, grupos de MPB (Música Popular Brasileira) e se apresentou em inúmeras casas noturnas e eventos culturais.

Em São Paulo, estudou no conservatório Tom Jobim, dando ênfase à teoria musical e improvisação na guitarra elétrica. Fez dois anos da faculdade de música, época em que participou de conjuntos musicais de diversos estilos, como instrumental, jazz, rock e MPB.

“Depois destas experiências com a música, comecei a prestar mais atenção à nossa existência neste planeta e passei vivenciar mais minha espiritualidade. Senti necessidade de transformar poesia em canções e que essas canções fossem uma celebração à Vida”, explica.

Atualmente, aos 46 anos de idade, Pedro de Uriel é um instrumentista eclético que valoriza diferentes sonoridades sejam elas brasileiras, africanas, indígenas, asiáticas ou indianas. Toca instrumentos de cordas e possui afinidade com diversos outros instrumentos, como percussão e flautas. “Hoje eu trabalho com composições autorais com temática devocional de culto à Natureza e autoconhecimento”, completa o músico que, após três anos de pesquisa e produção própria, lançou um disco sobre mantras indianos.

 

Limoeiro 2K21

O vídeo com Pedro de Uriel está disponível na programação do Limoeiro 2k21 ‘Ambiente Cultural On-Line’, uma plataforma que, na prática, funciona como um festival permanente de artes integradas com acesso livre e gratuito. Concebido pela Aruê! Arte, Cultura e Holismo, produtora em Araçatuba dirigida por Rafael Batista, o Limoeiro é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Governo Federal - Lei Aldir Blanc.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.