A primeira Escola Municipal de Dança de Birigui (SP) está recebendo inscrições até o dia 24 de maio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo homenageia a bailarina Aládia Centenaro, de Birigui.
As matrículas são gratuitas e devem ser feitas das 8h às 17h, no CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados), localizado na rua das Tulipas, no bairro Cidade Jardim.
Com responsabilidade técnica do diretor municipal de Cultura, Paulo Bernardes, e da coordenadora de dança, Jaqueline Pinheiro Balera, o projeto estima atender mais de 200 alunos nos cursos permanentes, além de promover workshops e mostras para o público livre. A ideia também é a criação da Cia. Experimental de Dança Contemporânea do município.
As modalidades de dança oferecidas serão: balé clássico, jazz, dança contemporânea, dança sênior, dança livre e hip-hop, podendo participar crianças com idade igual ou superior a cinco anos, homens e mulheres de qualquer idade. No total, serão 11 turmas atendidas.
De acordo com o diretor Paulo Bernardes, esta é uma iniciativa de grande importância para o cenário cultural da cidade, pois viabiliza e democratiza a dança em suas diferentes formas artísticas para a comunidade biriguiense.
“A Escola Municipal de Dança tem como principal objetivo a democratização do acesso à dança com ênfase primeiramente no resultado artístico, e, por conseguinte, despertar ao praticante novos estímulos e favorecer o desenvolvimento humano", explicou a coordenadora Jaqueline Pinheiro Balera.
Aládia Centenaro, que empresta o nome para a escola, nasceu em Birigui, em 1934. Foi uma bailarina e coreógrafa brasileira que precisou ousar para realizar seu grande sonho: tornar-se bailarina.
A bailarina ganhou diversos prêmios e teve trabalhos realizados em várias emissoras da televisão brasileira e também em muitos desfiles. Aládia sempre esteve à frente do seu tempo e levou o nome de Birigui para o mundo no segmento da dança.
Aulas
Jazz Kids (08 à 14 anos) - Segunda e Quarta - 10:30 às 11:30
Jazz Juvenil (acima de 14 anos) - Segunda e Quarta - 13:30 às 14:30
Contemporâneo Juvenil (acima de 14 anos) - Segunda e Quarta - 14:30 às 15:30
Dança Sênior (adulto/idoso) - Segunda e Quarta - 15:30 às 16:30
Balé Infantil 1 (05 à 08 anos) - Terça e Quinta - 09:30 às 10:30
Balé Infanto-Juvenil (08 à 14 anos) - Terça e Quinta - 10:30 às 11:30
Balé Juvenil (acima de 14 anos) - Terça e Quinta 13:30 às 14:30
Balé Infantil 2 (05 à 08 anos) - Terça e Quinta 15:30 às 16:30
Dança Livre (adulto/idoso) - Sexta - 09:30 às 10:30
Dança Livre (adulto/idoso) - Sexta - 18:00 às 19:00
Hip-hip (acima de 14 anos) - Sexta - 19:00 às 22:00
Serviço
Matrículas para a Escola Municipal de Dança Aládia Centenaro, de Birigui, de 20 a 24 de maio, das 8h às 17h, no CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados), localizado na rua das Tulipas, no bairro Cidade Jardim. Informações: (18) 3638-2109 / cultura@birigui.sp.gov.br.