Cultura

Quadrinhos mostram história da Comunidade Yuba de Mirandópolis

Trabalhos assinados pelo quadrinista Orlandeli estão disponíveis na rede social do Sesc Birigui

Da redação - Hojemais Araçatuba 
16/09/21 às 20h00
(Quadrinhos: Walmir Orlandeli)

Yuba é uma comunidade agrícola que fica localizada em Mirandópolis (SP), região de Araçatuba, formada por cerca de 60 nipo-brasileiros, que mantêm vivas as tradições culturais do Japão. 

O local foi escolhido para ser retratado em quadrinhos, durante o Circuito Sesc de Artes de Birigui (SP). Neste ano, o evento está sendo realizado de forma on-line e gratuita, pelas redes sociais e Youtube da entidade. 

No circuito, a comunidade ganhou três tirinhas de desenhos, assinadas pelo cartunista e quadrinista Orlandeli. Nos quadrinhos, o artista retrata a história, a relação com a produção de alimentos e a importância da arte para os moradores da comunidade Yuba.  

Todos os quadrinhos estão disponíveis no Instagram do Sesc de Birigui ( clique aqui ).

Alimento para a alma

O fundador da Comunidade Yuba, Isamu Yuba, estabeleceu três pilares fundamentais para guiar os traços de Orlandeli, sendo eles a reza, agricultura e arte, que acabaram inspirando o trabalho.

“A reza não tem relação direta com uma religião em si, é mais um sentimento de agradecimento e pertencimento. A agricultura não é vista apenas como fonte de renda, o contato com a terra é quase uma filosofia de vida para eles. A relação com a arte é muito bacana. O fundador, desde o início, se preocupou em ter a arte presente no dia a dia da comunidade. Um alimento para a alma, uma forma de cultivar a sensibilidade de enxergar as nuances da vida”, disse o artista em seu blog. 

Sobre o artista

Orlandeli foi vencedor do Troféu HQ Mix em 2002, na categoria revista de humor, e em 2018, na categoria publicação juvenil, entre outras premiações dentro e fora do País. É autor de obras como "O Mundo de Yang", "O Sinal", "(Sic)", "Daruma", "Olhos de Barthô" e "Chico Bento - Arvorada" para MSP. 

Serviço

De 13 a 15/9, segunda a quarta, às 15h 
Ação Online: Redes Sociais 
Classificação: Livre 
Grátis - Sem retirada de ingressos.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  14/10/21 às 21h40
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.