Economia

Araçatuba joga decisão de fechamento para os comerciantes

Penápolis já determinou fechamento a partir de segunda e Birigui publicará decreto para fechamento a partir de quarta (25)

Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
20/03/20 às 15h56
Após reunião com representantes do comércio, prefeito gravou um vídeo (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Araçatuba (SP) deixou para os comerciantes a decisão do fechamento dos estabelecimentos comerciais. Na região, fechamento a partir de segunda-feira (23) foi determinado por Penápolis. Em Birigui, novo decreto será publicado ainda hoje com a mesma medida, no entanto, a partir de quarta-feira (25).

De acordo com o prefeito Dilador Borges (PSDB), o município vai publicar neste sábado (21) um decreto com algumas recomendações a serem seguidas, principalmente no sentido de se evitar aglomerações.

Em vídeo gravado após reunião com representantes da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba) e da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba), o prefeito diz que a decisão (de fechar ou atender) cabe a cada comerciante, que sabe o que pode contribuir para que a sociedade não entre no caos.

O prefeito ressalta que evitar aglomeração é “a grande arma contra esse mal”, por isso será publicado um decreto com algumas medidas a serem cumpridas.

O gerente executivo da Acia, Osnei Ferraciolli, diz que a associação e a Prefeitura apoiam quem decidir fechar, porém deixa claro que, até o momento, não há nenhuma determinação.

Pessoalmente, Ferraciolli diz que foi o único a favor do fechamento, pois é preciso medidas mais drásticas para evitar que a doença se propague.

Na quarta-feira (18), uma reunião foi realizada na Acia sobre o assunto e a maioria dos comerciantes presentes foi contrária ao fechamento.

CONTINUA DEPOIS DO VÍDEO

Omisso

A decisão de Dilador foi vista como uma omissão pelo Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba e região).

Para o presidente José Carlos dos Santos, a posição do prefeito não é nem paliativa. “Deixar para o empresário do setor tomar decisões por consciência para o caso, no mínimo, é não encarar a proteção a todos, pois o que mais contamina é o contato presencial. Neste contexto o comerciário está exposto”, disse.

Santos lembrou do fechamento das creches a partir de segunda-feira, medida que ele classifica como correta. Porém ressalta que 70% dos trabalhadores do comércio são mulheres que possuem filhos pequenos. “Quem irá protegê-los?”, indaga. “Cabe à autoridade máxima do município definir quanto a proteção de seus munícipes como um todo”, completa.

O presidente do Sincomerciários citou também exemplos como o da Capital, Campinas e Penápolis que entenderam o risco do novo coronavírus e decidiram acatar a decisão do governador João Doria.

Na tarde desta sexta-feira, população se aglomerava em fila em frente de agência bancária (Foto: Hojemais Araçatuba)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.