A Prefeitura de Birigui (SP) espera arrecadar R$ 47,5 milhões com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2019. O valor é 15,5% maior do que os lançamentos do imposto feitos em 2018, no total de R$ 41.113.987,25.
Neste ano, o imposto foi corrigido em 5,43%, calculado com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do período de outubro 2017 a setembro de 2018.
De acordo com a Secretaria de Finanças, ao todo, serão entregues 55.523 carnês. A distribuição nas casas começou a ser feita no sábado (26), pois houve atraso na confecção dos boletos. O vencimento ocorre entre os dias 13 e 15 de fevereiro, conforme o setor da cidade.
No entanto, o contribuinte pode imprimir o boleto no site da Prefeitura . O documento está disponível no botão “IPTU 2019”, disponível na parte inferior da página. É preciso informar o número de inscrição e o IdFísico do imóvel, que podem ser consultados no carnê do ano passado. Em seguida, basta escolher uma das formas de pagamento.
Com o serviço on-line, o contribuinte pode consultar o valor do imposto deste ano e se programar para o pagamento com antecedência. É possível também já quitar a primeira parcela.
Descontos
O pagamento pode ser feito à vista com 7% de desconto ou parcelado em três vezes, com desconto de 3,5%. O valor pode ser dividido em até 11 vezes, sem direito a descontos. O boleto pode ser pago nas casas lotéricas, Correios e nas agências do Santander, Banco do Brasil e Sicred (autoatendimento e internet) ou na Caixa Federal e Mercantil do Brasil (autoatendimento, internet e caixas).
Inadimplência
No ano passado, a receita do imposto somou R$ 34.099.926,33, valor que inclui o incremento do IPTU suplementar, cobrado de moradores que fizeram construções ou ampliações em seus imóveis e não informaram à Prefeitura.
O índice de inadimplência foi de 17,06%, o menor dos últimos três anos, segundo informou a administração municipal.
Orçamento
Ainda conforme o Executivo, o IPTU corresponde a 10,5% do orçamento do município, mas não é a principal. A maior fonte de receitas é representada pelas transferências do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), atualmente em 15,9% do caixa da Prefeitura.