Economia

Funcionários do Grupo DOK recebem adiantamento de salário

Pagamento deveria ter sido feito no dia 20; escritório que trata da recuperação judicial falou com representante do Sindicato dos Sapateiros

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
26/01/23 às 21h34
Fábrica do Grupo DOK (Foto: Reprodução)

Pessoas que trabalham para o Grupo DOK, dona das marcas Ortopé e Dijean, nas fábricas instaladas em Birigui (SP) e no município de Frei Paulo (SE), receberam a antecipação do salário, que também é chamada de vale. O pagamento deveria ter sido feito no último dia 20.

No caso da unidade de Sergipe, que emprega aproximadamente 1.800 trabalhadores estão com os braços cruzados desde segunda-feira (23), foi pago ainda na quarta-feira (26) o correspondente a um terço da quinzena.

Segundo o presidente do SINDCAFIT (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados, Fiança e Tecelagem), Roneclecio Alves da Cruz, a diretoria da empresa informou apenas que está tentando resolver a situação. “Continuamos parados, com exceção do setor injetora” , informou. 

Lojas

A reportagem também falou com uma pessoa que trabalha em uma das lojas da rede Esposende, que contou que foi paga a quinzena, mas em duas parcelas. Porém, informou que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) referente a janeiro ainda não havia sido depositado.

A rede Esposende é composta por 48 unidades no Nordeste e foi adquirida pelo Grupo DOK no ano passado. O negócio incluiu ainda um centro de distribuição. O escritório contratado para fazer o levantamento da situação financeira da empresa argumenta que seria necessária a injeção de valores altos para a manutenção do negócio e não houve o suporte das instituições financeiras.

Segundo o escritório, esse seria o motivo da crise, causada por uma dívida de R$ 400 milhões , que levou o grupo a ser alvo de ações de execução por parte de credores e a anunciar a preparação de um plano de recuperação.

Birigui

No caso de Birigui, os funcionários também começaram a receber o vale ainda na quarta-feira, porém, não há informações se o pagamento foi feito de forma integral ou parcelado.

A presidente do Sindicato dos Sapateiros, Milene Rodrigues, informou que nesta quinta-feira (26) se reuniu com representantes do escritório contratado para fazer o levantamento da situação financeira do grupo.

De acordo com ela, o objetivo do encontro foi fazer solicitações no sentido de ajudar com que os trabalhadores recebam o pagamento integral dos salários no quinto dia útil. “Discutimos algumas possibilidades jurídicas, eles anotaram e ficaram de entrar em contato conosco”, informa.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.