*Matéria atualizada às 16h50 para incluir informações
Está cancelada a Fase Vermelha do Plano São Paulo no próximo final de semana em todo Estado de São Paulo. A suspensão da medida foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB), durante pronunciamento no início da tarde desta quarta-feira (3).
Com isso, na Região Metropolitana de São Paulo, na Baixada Santista e em mais nove regiões, incluindo a de Araçatuba, que atualmente estão na Fase Laranja do Plano São Paulo, comércio e serviços não essenciais poderão abrir no sábado e no domingo.
No final de semana passado, apenas os serviços essenciais estavam autorizados a funcionar, mesmo nas regiões que estão na Fase Laranja. Nessas regiões, o atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais pode ocorrer das 6h às 20h.
O consumo local em bares segue proibido, assim como a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência entre as 20h e as 6h. Somente a partir da Fase Verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem restrições.
Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar por até 8 horas diárias, entre as 6h e as 20h, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade. Os parques também estão liberados nesta fase.
Vermelha
As regiões de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté estão na Fase Vermelha, por registrarem ocupação hospitalar de pacientes graves com covid-19 acima de 75%, por isso, as restrições estão mantidas em tempo integral.
A próxima reclassificação acontece na sexta-feira (5), mas os números atuais indicam que Araçatuba deve permanecer na Fase Laranja.
