Economia

MEIs representam 82% das empresas abertas em fevereiro em Birigui

Foram instaladas 200 MEIs no período, sendo 16 delas de cabelereiros, manicures e pedicures

Da Redação - Hojemais Araçatuba
19/03/21 às 19h41
Imagem: Divulgação

As microempresas representaram 98,4% do total de empresas abertas em fevereiro em Birigui (SP), segundo levantamento divulgado pela Prefeitura nesta sexta-feira (19), com base em informações do Ministério da Economia.

Os dados foram compilados pelo Observatório de Inteligência Econômica, projeto da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), e apontam que no período foram instaladas 240 microempresas e quatro empresas de pequeno porte na cidade.

Os destaques foram os empresários individuais (211 ou 86,50% do total); seguidos pela sociedade limitada, com 32 empresas (13,10%) e EIRELI com uma unidade (0,41%).

Os MEIs (Microempreendedores Individuais) tiveram predominância entre as unidades produtivas que iniciaram suas atividades no mês passado no município. Foram instaladas 200 empresas desta categoria, correspondendo a 82% dos novos negócios.

Diversificação

As novas empresas constituídas abrangem os setores da indústria, comércio e serviços. Em primeiro no ranking das atividades estão cabelereiros, manicures e pedicures, com 16 empreendimentos.

Comércio varejista de vestuário e acessórios vem em segundo lugar, com 11 unidades, seguido pelo setor de preparação de documentos e serviços de apoio administrativo, com nove empresas. Na sequência estão as obras de alvenaria e serviços de entrega rápida, com nove e oito empresas abertas, respectivamente.

Para o prefeito Leandro Maffeis (PSL), essa diversificação das atividades produtivas é reflexo do dinamismo da economia e do potencial de desenvolvimento da cidade. “Os empreendedores visualizam oportunidades de mercado para abertura de novas empresas”, analisou.

Observatório

Segundo a Prefeitura, o Observatório de Inteligência Econômica de Birigui visa suprir as demandas de informações e conhecimentos dos agentes econômicos da cidade.

Os dados coletados subsidiam políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e desenvolvimento local. Os relatórios divulgados pela SDE são disponibilizados no site sedecti.org .

Na página, os empreendedores e investidores têm acesso a um conjunto atualizado de estudos e pesquisas sobre a economia da cidade, incluindo a inserção internacional do município e as empresas exportadoras.

É possível encontrar ainda informações sobre APL (Arranjo Produtivo Local) calçadista e moveleiro; potencial de consumo da cidade; geração de empregos; movimentação bancária; mapeamento das empresas calçadistas locais; PIB (Produto Interno Bruto) e PIB per capita e outros estudos sobre o desenvolvimento econômico local. (Informações da assessoria de imprensa)

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.