Economia

O que esperar dos concurso públicos em Araçatuba e região em 2020?

Araçatuba e região devem ser contempladas em concurso público da Polícia Civil 

Manu Zambon  - Hojemais Araçatuba
26/01/20 às 11h00
Uma das expectativas para este ano é a abertura de concurso para preenchimento de vagas no INSS (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As reformas trabalhista e da Previdência devem impactar nos concursos públicos em 2020. A expectativa é que novas vagas sejam abertas por conta da aposentadoria de servidores e que as regras trabalhistas recém-aprovadas elevem o número de pessoas prestando concurso neste ano. 

Somente no Estado de São Paulo, estão abertas mais de 70 inscrições para cargos públicos. Para Araçatuba (SP) e região, também há previsão de abertura de vagas neste ano. 

De acordo com o gestor do Damásio Educacional, em Araçatuba, Maurício Salviano, a reforma da Previdência fez com que muito servidor público se aposentasse, abrindo milhares de vagas no Brasil inteiro.

Para o professor Alexandre Edno de Carvalho, diretor pedagógico da Legis Cursos, a reforma trabalhista é o que mais deve impactar nos concursos. “Ocorreu uma mudança no padrão de emprego das pessoas que estavam numa colocação média. Estas pessoas não conseguem uma recolocação no mercado de trabalho, nem em nível dos salários anteriores, nem no padrão de trabalho. Mas são pessoas capacitadas. Isso, sim, poderá levar um público maior a procurar concursos”, explica Carvalho.

Polícia

Salviano ainda complementa que 2020 está sendo chamado pelas escolas preparatórias como o ano dos concursos policiais. “Haverá grandes concursos ao longo do ano e grande expectativa para o final do ano com a Polícia Federal”, complementa o gestor.

Para Araçatuba e região, a expectativa é a abertura de vagas no concurso da Polícia Civil, que deve abranger cargos de agente, escrivão, delegado e investigador. Os concursos podem pagar salários até acima de R$ 10 mil.

INSS

Além das polícias civil e federal, outro grande edital é aguardado para as previdências estaduais e municipais, conta Salviano. “Quem estuda para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), deve se aproveitar bastante dos editais dos chamados Regimes Próprios de Previdência, que estão abrindo editais todo mês”, explica Salviano.

Carvalho destaca o desfalque em alguns órgãos e autarquias, incluindo o INSS, que está trabalhando com o número reduzido de servidores. “A necessidade de concurso é absurda, como jamais foi. Tem serviço que já está travando; nem mesmo a informatização poderá resolver tal demanda. A expectativa é muito grande”, diz o professor e diretor.

Vagas

Para 2020, outros concursos aguardados são de oficial de Justiça, que não sai há 11 anos, Receita Federal, Poder Judiciário (estadual, federal, trabalhista, etc), prefeituras, entre outros. A maior concentração de vagas deve ocorrer em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. 

Em todo País, segundo a LOA (Lei Orçamentária Anual) referente ao ano de 2020, publicada no último dia 20, a previsão é a abertura de 51.391 vagas para concursos públicos federais neste ano. Foram criadas 5.575 vagas e serão preenchidos mais 45.816 cargos vagos, que estão desocupados porque o servidor teria se aposentado ou sido exonerado, etc.

Planeje-se

Para aqueles que iniciam agora a jornada nos concursos, Salviano recomenda, como primeiro passo, adequar um espaço confortável em casa e avisar aos familiares que a vida mudou. “Tem que deixar claro a todos que estão ao seu redor, que não é para ser interrompido, nem chamado para festas (risos).”

Já de acordo com Carvalho, a recomendação é dominar especialmente três disciplinas que caem em praticamente todos os concursos: língua portuguesa, incluindo interpretação de texto e redação, matemática, com raciocínio lógico, e informática específica de concurso público.

“Cuidado com promessas de coach, de que se você fizer isso ou aquilo, será aprovado. A ideia é você começar a estudar e ver o que mais se adequa na sua rotina: se é mais ouvir do que escrever; se é fazer rascunhos ou mapas mentais; se é colorir ou não os cadernos; se deve começar pelo fácil e fazer o difícil depois. Enfim, não tem um modelo que se adequa igual a todo mundo”, finaliza Saviano.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.