A Prefeitura de Araçatuba divulgou o orçamento para 2019, com a previsão de arrecadar R$ 622,4 milhões no ano. Porém, foi recomendado a todas as secretarias que economizem pelo menos 15% do valor estimado para o ano.
A orientação, de acordo com o secretário municipal da Fazenda, Josué Cardoso de Lima, ocorre porque balanço dos orçamentos anteriores aponta déficit médio de 12,5% na arrecadação.
Em 2017, primeiro ano da atual gestão, o município deixou de arrecadar R$ 67,7 milhões do valor previsto e, no ano passado, o foram R$ 72,6 milhões abaixo do orçamento. “Esperamos que nosso orçamento seja atendido em sua totalidade, mas temos histórico dos últimos dois anos", explica.
O orçamento foi apresentado na sexta-feira (24), durante reunião entre secretários municipais, diretores, assessores executivos e servidores responsáveis pelos orçamentos.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o prefeito Dilador Borges (PSDB) pediu que as secretarias municipais continuem tendo cautela com o dinheiro público e inicie o ano "com o pé no freio".
"Nós passamos por dois anos de muita luta. Peço a vocês que continuem trabalhando dentro da premissa de fazer mais com menos. Ter produtividade e qualidade é possível se usarmos bem o recurso”, declara o prefeito em nota.
Já vice-prefeita Edna Flor (PPS) citou que as ações das pastas municipais devem ser pensadas para atender às pessoas da melhor forma, observando a necessidade e viabilidade de cada investimento.
Ela comentou que o poder público tem grande responsabilidade social e precisa ter consciência e respeito no uso do recurso. "O que me deixa feliz e parabenizo cada um de vocês é que, em dois anos de administração, nós não respondemos por nenhum processo de improbidade administrativa", comentou.
Para ela, isso é uma demonstração de que a administração está trabalhando com transparência e seriedade.