Economia

Startups de Araçatuba são selecionadas em programas de impulsionamento

AeM Software participa do programa Start, realizado pela Associação Brasileira de Startups em parceria com o Sebrae; Uau-Fi integra seleto grupo formado por 20 empreendimentos escolhidos para o Ac Boost, da Associação Comercial de São Paulo

Aline Galcino e Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
10/10/21 às 09h00
O SouMei é uma ferramenta de vendas e gestão para pequenos negócios (Imagem: reprodução)

Criadas em Araçatuba (SP), as startups AeM Software e Uau-Fi estão entre as empresas selecionadas para participar, respectivamente, dos programas Start e Ac Boost. Embora sejam projetos diferemtes, ambos têm como objetivo principal impulsionar empreendedores em seus negócios.

A empresa AeM Software está entre as selecionadas do Start, um programa on-line e gratuito, com foco em atendimento especializado para startups digitais, realizado por meio da parceria inédita entre a Abstartups (Associação Brasileira de Startups) e Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O programa teve início no último dia 5 e terá duração de três meses. Ao longo desse período, as startups terão um head de aceleração, que fará o primeiro diagnóstico das suas necessidades. Em seguida irão fazer o agendamento com os mentores de mercado, que podem ser de qualquer parte do Brasil, para receber orientação sobre os desafios enfrentados para o crescimento. A previsão de término é 31 de dezembro próximo.

Startup

O engenheiro de software Angelo Heleno, de 44 anos, explica que a AeM Software é uma startup de tecnologia que ajuda as micro e pequenas empresas fazerem a gestão, vendas e recebimentos, por meio de dispositivos móveis, portal e e-commerce.

O produto chama-se SouMei e pode ser utilizado por negócios de vários segmentos: moda e acessórios, petshops, bares, restaurantes, pequenos mercados e mercearias, salões e barbearia, varejo em geral, são alguns exemplos.

São vários planos disponíveis e ainda será lançada uma versão gratuita, com cadastro de produtos, clientes e vendas.

O engenheiro de software Angelo Heleno, idealizador da AeM (Foto: arquivo pessoal)

Fundada em 27 de dezembro de 2017, a empresa tem funcionários e clientes em diversas cidades do Estado de São Paulo, porém ainda está “engatinhando”. Angelo acredita que o impacto do programa será grande e as expectativas dele, com idealizador do negócio, são altas.

A inscrição foi feita por meio da Abstartups, da qual a empresa é filiada, e ele ficou surpreso por ter o projeto escolhido.

“Foi muito gratificante. Embora nosso projeto esteja em fase de validação junto com o usuário final, isso mostra que a nossa startup está se tornando apta para ganhar uma tração num período de curto a médio prazo”, projeta.

Ele define o projeto como um sonho idealizado há cinco anos e que só agora está ganhando forma. “Ter o apoio da Abstartup (nesse processo) conta muito”, complementa.

Startup SP

As altas expectativas têm como base a experiência anterior em programa de aceleração. Em 2019, a AeM participou do programa Startup SP, da regional do Sebrae em Araçatuba, onde teve o projeto “pivotado”.

“O termo pivotar é usado para se referir a uma mudança significativa no negócio, fazendo com que as coisas sigam uma direção diferente da inicial. Logo, quando um empreendedor pivota, está mudando algo que não estava dando certo ou testando novas estratégias”, explica o termo à reportagem.

Parceria inédita

A parceria entre a Abstartups e o Sebrae foi anunciada com o objetivo de impactar 1.000 startups pelos próximos três anos, por meio de uma série de programas de suporte, mentorias, capacitações, networking e desenvolvimento de comunidades de startups. O programa Start é apenas uma das ações previstas.

Uau-Fi está entre as 20 startups selecionadas para o Ac Boost

Rodrigo Antunes, criador da Uau-Fi (Foto: Plínio Jr/Divulgação)

Presente em 16 estados brasileiros, a Uau-Fi , criada pelo empresário Rodrigo Antunes, está entre as 20 startups selecionadas no AC Boost, programa criado pelo Conselho de Inovação da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). 

Voltado ao impulsionamento de startups, o Ac boost tem como objetivo preparar startups para as suas próximas fases de desenvolvimento, onde os empreendedores poderão se relacionar com uma rede de consultores, mentores, investidores, parceiros corporativos e governamentais, ou a qualquer que seja o impulso que a startup precise para se destacar. 

Além da Uau-Fi, que representa o município no programa, foram selecionadas startups de Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Passo Fundo (RS), São Paulo (SP), Cotia (SP), Santo André (SP), Campo Grande (MS), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Carlos (SP). 

“Essa premiação da Ac Boost é mais um indício de que estamos no caminho certo, resolvendo um problema real do varejo físico. Concorremos com 200 empresas de todo o Brasil em quase dois meses, em um rigoroso processo seletivo. Agora teremos oportunidades de estar com os melhores mentores, grandes fundos de investimentos e próximo de grandes empresas”, explica Antunes.    

O empresário lembra que no final do ano passado, a Uau-Fi já havia sido premiada como a melhor solução para o varejo físico no Innova Trade Ambev, vencendo 300 empresas participantes. 

(Foto: Divulgação)

Do on-line para o off-line

A startup foi criada há pouco mais de cinco anos e atualmente possui mais de 1,6 milhões de usuários. A Uau-Fi é um aplicativo que permite ao usuário utilizar wi-fi gratuitamente e visualizar diretamente o conteúdo de diversos estabelecimentos com um único cadastro. Além disso, dentro do mesmo app, é possível realizar compras e pagamentos on-line. 

Antunes conta que já trabalhou por muitos anos com e-commerce e pôde sentir na pele como o relacionamento com o cliente, a experiência dele no negócio, entender o que ele precisa, saber no que ele está interessado e o seu perfil, faz a diferença para o fechamento da venda. 

“Não me conformava que isso não era possível de se fazer no varejo off-line e foi aí que tive a ideia de criar a Uau-Fi Conect. Trazer tudo do on-line para o off-line”, complenta.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  27/05/26 às 18h36
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.