Nova Era - Organização Contábil

Ainda tem dúvidas de como funciona o pagamento do IPTU e IPVA?

Tributos são cobrados no mesmo período, mas com dinâmicas diferentes; entenda para onde vai o seu dinheiro

Contábil Nova Era*
02/02/21 às 20h00
É importante estar com o planejamento financeiro em dia, levando em consideração os valores dos tributos, que podem ser consultados no site dos órgãos responsáveis (Foto: banco de imagens)

Entra ano, sai ano e as responsabilidades jurídicas seguem em alta. O início de um ano sinaliza ao cidadão o momento de pagamento de impostos e os tributos batem na porta nesse período. 

Você já deve ter ouvido falar sobre os impostos cobrados sobre produtos e atividades profissionais. No entanto, você sabe como funciona a cobrança desses tributos e para onde vai esse dinheiro? Saiba tudo sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). 

IPTU 

O IPTU é um tributo destinado às pessoas que possuem imóveis em área urbana ou que alugam os espaços, de acordo com o contrato estabelecido.

Cada município define o valor da taxa, de acordo com o tamanho do imóvel e as regras estabelecidas. O recolhimento é feito pelo próprio Executivo. 

O objetivo do IPTU é possibilitar que as prefeituras consigam arrecadar fundos para aplicá-los em melhorias para as cidades.

Neste ano, o desconto de 3% está mantido para pagamento em cota única, feito até a data de vencimento. Porém, caso o imóvel tenha tido ampliação de área construída ou passou por reforma, o valor pode sofrer alterações. 

É possível parcelar o valor em até 10 prestações mensais, com valor mínimo de R$ 50. Para conferir as datas de pagamento e o cronograma do IPTU 2021, clique aqui

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores se trata de um tributo em cima do veículo automotor, dentre eles carros, motos, caminhões e outros.

Por ser um imposto de responsabilidade de cada estado, é o Governo do Estado que faz o recolhimento. Entretanto, a divisão do valor segue a seguinte dinâmica: 

  • 20% para o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e de Valorização dos Profissionais da Educação.

  • O restante do valor é repartido 50% para o Estado e a outra metade para o município de registro do veículo.

  • O Estado, por sua vez, integra o valor ao orçamento anual, para que o dinheiro seja destinado a diversas áreas, como educação, segurança pública, infraestrutura e saúde. 

Para consultar o valor do IPVA e as datas de pagamento, bem como emissão de 2º via de cobrança, basta acessar o site do Ministério da Fazenda e Planejamento .

(Foto: Hojemais Araçatuba)

Serviço

Ainda tem dúvidas sobre o valor dos tributos, tanto do IPVA quanto do IPTU? A Organização Contábil Nova Era oferece atendimento que pode te ajudar nessa questão, além de serviços de assessoria contábil e fiscal, planejamento tributário, assessoria de gestão de pessoal, gestão societária, consultoria para autônomos, entre outros. 

Faça uma visita e conheça as vantagens de ter uma assessoria completa para a sua empresa principalmente neste período de pandemia.

Organização Contábil Nova Era

Rua Torres Homem, 146, no Centro - Araçatuba (SP)

Telefones: (18) 3117-5310 / 3624-6931

Email: novaeraata@contabilnovaera.com.br

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Há mais de 26 anos, a Organização Contábil Nova Era marca presença no mundo dos negócios, oferecendo o que considera o mais importante produto de uma organização, o conhecimento.

Com uma equipe extremamente capacitada e preocupada em buscar constantemente o que há de mais novo no mercado, nosso objetivo é trazer um trabalho sério, competente, com o intuito de agregar valores e aumentar o capital intelectual de nossos parceiros (clientes), tornando suas organizações bem sucedidas e preparadas para conquistar o mercado. 

Endereço: R. Tôrres Homem, 146

Telefone: (18) 3117-5310

 MAIS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
VEJA TODAS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.