Nova Era - Organização Contábil

Caí na malha fina da Receita Federal e agora?

Saiba o que deve ser feito e como identificar o motivo da declaração do imposto de renda não ter sido aceita

Nova Era Contábil*
13/04/22 às 19h00
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma das maiores dúvidas relacionadas à declaração do Imposto de Renda é a malha fina da Receita Federal. Mesmo com a prorrogação da entrega do documento neste ano, para o dia 31 de maio, diversas pessoas já estão preocupadas e não sabem o que deve ser feito caso caia na malha fina da Receita. 

Pensando nisso, a Nova Era Contábil preparou um conteúdo explicativo para te ajudar e de certa forma, tranquilizar sobre um dos pontos mais temidos da declaração do IR.

O que é malha fina do Imposto de Renda?

Cair na malha fina do Imposto de Renda é um sinal de que a sua declaração está com algum problema. Nem sempre significa algo grave, às vezes, o erro pode ser em algum dado que foi preenchido incorretamente, rendimento incompatível ou, algo mais grave, como uma suspeita de fraude.

Como sei que caí malha fina?

Em diversos casos, as pessoas só descobrem que caíram na malha fina após não receberem a restituição a qual tinham direito. 

Caso você deseje consultar, a situação da declaração pode ser acompanhada por meio do site da Receita Federal da seguinte maneira: 

  • Entre no site do e-CAC;
  • Faça o login com os dados necessários;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda (extrato DIRPF)”;
  • Na aba “Processamento”, clique em “Pendências de Malha”.

Seguindo o passo a passo, você consegue confirmar se a declaração caiu na malha fina e também pode identificar por qual motivo isso aconteceu.

Caí na malha fina e agora?

O primeiro passo é checar por qual motivo você caiu na malha fina. Após checar, se for apenas um erro de preenchimento ou dado esquecido, pode ser solucionado por meio de uma declaração retificadora do IR. Essa declaração pode ser feita no próprio programa que faz a declaração.

Também pode acontecer do contribuinte cair na malha fina sem ter erros aparentes. Nesse caso, o ideal é procurar um contador, para que seja realizado uma revisão dos lançamentos. Caso não seja encontrada nenhuma divergência, é preciso aguardar a Receita Federal emitir a notificação oficial. Após emitida, apresente os documentos que comprovem que você está certo.

Se o contribuinte não apresentar retificações ou contestações após cair na malha fina e ser notificado, terá que pagar uma multa de 75%, que é calculada em cima do valor do imposto, além de ter o nome inserido no Cadin, que é o cadastro de pessoas que possui dívidas com órgãos federais.

(Foto: Divulgação)

Sobre a Nova Era Contábil

O escritório Nova Era Contábil , localizado em Araçatuba (SP), conta com uma equipe especializada e pronta para ajudar empresários e empreendedores dos mais variados modelos de negócio.   

SERVIÇO

Rua Torres Homem, 146, Centro. Telefones: (18) 3117-5310 / 3624-6931. Email: novaeraata@contabilnovaera.com.br.

*Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Há mais de 26 anos, a Organização Contábil Nova Era marca presença no mundo dos negócios, oferecendo o que considera o mais importante produto de uma organização, o conhecimento.

Com uma equipe extremamente capacitada e preocupada em buscar constantemente o que há de mais novo no mercado, nosso objetivo é trazer um trabalho sério, competente, com o intuito de agregar valores e aumentar o capital intelectual de nossos parceiros (clientes), tornando suas organizações bem sucedidas e preparadas para conquistar o mercado. 

Endereço: R. Tôrres Homem, 146

Telefone: (18) 3117-5310

 MAIS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
VEJA TODAS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.