Nova Era - Organização Contábil

Desemprego atingiu 13,8 milhões até agosto, diz IBGE

Governo prorroga datas de desligamento e recontratação de funcionários 

Contábil Nova Era*
03/11/20 às 18h00

A taxa de desemprego chegou a 14,4% no trimestre terminado em agosto, como mostram dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). Os números foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última sexta-feira (30).

De acordo com o estudo, houve um aumento de 1,6 ponto percentual frente ao trimestre encerrado em maio, que contabilizou 12,9%. Essa é a maior taxa registrada na série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

O número de desempregados atingiu 13,8 milhões de pessoas, cerca de 1,1 milhão a mais à procura de emprego, sendo assim um aumento de 8,5% frente ao trimestre anterior.

(Fonte: IBGE - Diretoria de Pesquisas)

Para tentar prevenir e controlar a possível crise de empregos em decorrência da pandemia da covid-19, o governo lançou em abril o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda,  instituído pela MP 936, depois convertida na lei 14.020. 

O mecanismo dispõe de medidas para pagamento do auxílio emergencial e para desligamento e recontratação de funcionários. Saiba agora que medidas são essas e quais prazos foram prorrogados.

Medidas

  • Acordos de redução e suspensão poderão ser feito com o máximo de 240 dias. Portanto, quem saiu 150 dias de acordo poderá sair mais 90 dias, seja redução ou suspensão.

    Atenção ao limite: embora possa ser feito acordo com até 240 dias, esse prazo está limitado a data de duração do estado de calamidade pública, ou seja, até 31 de dezembro. Por isso, analise se a data de duração irá ultrapassar a data de 31/12 antes de fazer o acordo.

  • Os intermitentes receberão mais duas parcelas de R$ 600,00, totalizando oito parcelas de direito. Lembrando que para este grupo não é necessário enviar o acordo no empregador web, pois quem foi admitido até 01/04/2020 recebe automaticamente.

  • Caso não houve pausa entre um acordo e outro, e as condições do acordo foram as mesmas, configura “prorrogação” no cadastro do empregador web.

  • Para os acordos que estão como parcelas devolvidas ou emitidas e não houve o pagamento, os boletos serão reemitidos na quinta-feira (5), para pagamento ao empregado no dia 10/11/2020.
(Foto: Hojemais Araçatuba)

Serviço

Sua empresa está adotando as medidas aprovadas pelo governo, mas ainda existem dúvidas com relação ao processo de desligamento e recontratação? Não se preocupe!

A Contábil Nova Era oferece atendimento personalizado para os clientes, com serviços de assessoria contábil e fiscal, planejamento tributário, assessoria de gestão de pessoal, gestão societária, consultoria para autônomos, entre outros serviços.

Faça uma visita e conheça as vantagens de se ter uma assessoria completa para a sua empresa principalmente nesse período de pandemia.

Organização Contábil Nova Era

Rua Torres Homem, 146, no Centro - Araçatuba (SP)

Telefones: (18) 3117-5310 / 3624-6931

Email: novaeraata@contabilnovaera.com.br

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Há mais de 26 anos, a Organização Contábil Nova Era marca presença no mundo dos negócios, oferecendo o que considera o mais importante produto de uma organização, o conhecimento.

Com uma equipe extremamente capacitada e preocupada em buscar constantemente o que há de mais novo no mercado, nosso objetivo é trazer um trabalho sério, competente, com o intuito de agregar valores e aumentar o capital intelectual de nossos parceiros (clientes), tornando suas organizações bem sucedidas e preparadas para conquistar o mercado. 

Endereço: R. Tôrres Homem, 146

Telefone: (18) 3117-5310

 MAIS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
VEJA TODAS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.