Dores de cabeça, no rosto ou no ouvido, dificuldades para mastigar ou abrir a boca, podem ser apenas alguns dos sintomas que indicam problemas na ATM, sigla utilizada para “articulação temporomandibular”.
A ATM é formada por um conjunto de músculos e articulações flexíveis, que são responsáveis pelos movimentos do maxilar. Essas articulações ligam diretamente o osso da mandíbula ao osso do crânio. Assim como qualquer outra articulação, pode ser acometida com dores, inflamações e degeneração de suas partes moles e duras
Esses problemas afetam milhares de pessoas no mundo e podem ser até comuns, porém, as dores e incômodos afetam diretamente a qualidade de vida dos pacientes.
O diagnóstico pode ser feito com exame de imagem da articulação temporomandibular. Por meio desse método, podemos observar fraturas, desgastes e degeneração da articulação, além de artrite e deslocamento do disco articular da articulação.
Os sintomas devido a problemas na ATM podem ocorrer por fatores externos e desencadear complicações nas articulações. Na lista, podemos incluir doenças relacionadas ao desgaste nos ossos, estresse, ansiedade e até mesmo má postura.
Bruxismo
O bruxismo, ou ranger dos dentes, é uma das causas principais da dor na ATM. O hábito de ranger os apertar os dentes pode ser desenvolvido por pessoas em situação de estresse; algumas, fazem isso enquanto dormem e nem têm consciência do que estão fazendo.
Se não for tratado adequadamente, pode levar a várias outras complicações bucais e desgaste dos dentes.
Disfunções temporomandibulares
As disfunções temporomandibulares são outra causa. Além da dor, esse transtorno também faz com que a mandíbula emita um som, como se fosse um estralo, ao abrir a boca ou mastigar.
Se não forem tratadas adequadamente, podem evoluir para sua forma mais grave, provocando até o travamento permanente da mandíbula na posição aberta ou fechada.