A saúde bucal é tão importante quanto a saúde corporal e mental. Por isso, é fundamental e indispensável ter um diagnóstico claro e preciso por meio de exames, serviço de qualidade que você encontra na Brazil Imagem .
Para conseguir detectar qual o problema e o tratamento ideal para cada pessoa, é preciso realizar um exame e, atualmente, existem diversos exames e tratamento odontológicos que podem ser indicados, inclusive radiografia.
Os exames são necessários, porque alguns diagnósticos não podem ser dados apenas por meio de um exame clínico. Um bom profissional entende que os dentes de seus pacientes estão muito além do que se vê.
Radiografia
A radiografia é um exame tecnológico que garante a segurança do diagnóstico em casos odontológicos que acabam apresentando maior complexidade.
É nesse momento que conseguimos identificar a importância da radiografia no meio da odontologia. Em casos de procedimentos de extração de dentes, a radiografia atua auxiliando o cirurgião dentista na identificação da posição da raiz do dente, mostrado se o nervo pode ou não interferir no processo.
Tipos de radiografias para tratamentos odontológicos
Para identificar com precisão quais os tratamentos mais indicados para cada caso, existem várias opções de radiografia que podem ser indicadas;
Radiografia periapical: é indicada para visualizar apenas um dente e os espaços que estão localizados ao seu redor.
Radiografia panorâmica: captura imagens de toda a arcada dentária e dentes, mostrando ainda uma análise do osso e dos dentes.
Radiografia oclusal: é indicada para o acompanhamento do nascimento e crescimento dos dentes.
Radiografia digital: envia imagens para uma placa que recebe as imagens por radiação e envia direto para o computador. Por ser mais complexo, apresenta um resultado mais seguro.
Raio-x
O raio-x permite aos profissionais enxergarem uma imagem mais nítida e detalhada das partes internas de toda a estrutura bucal, incluindo os dentes e mandíbulas e até os espaços que não são visíveis.
Isso possibilita aos profissionais realizar uma investigação e criar estratégias mais completas e eficazes para o tratamento, com conhecimento profundo da situação da raiz, nervo e ossos de sustentação da mandíbula.