Você tem uma propriedade rural, mas não sabe o que é o ITR (Imposto Territorial Rural) ou se precisar declarar? Então, essa matéria é especialmente para você.
Começou neste mês a declaração do imposto de renda do ITR. A Nova Era Contábil preparou um conteúdo especialmente para você explicando cada passo.
Cálculo
O ITR é um imposto que é calculado de acordo com o tamanho da propriedade rural de cada declarante.
Tudo muda de acordo com o tamanho da terra e até mesmo do plantio. Quanto maior a terra, maior o imposto. Porém, quanto maior o pedaço de terra usado para atividades de agricultura e pecuária, menor é o imposto.
Não fazem parte dos cálculos as terras que possuam proteção ambiental ou que estão cobertas por florestas.
Isentos
Os proprietários de pequenas glebas rurais com hectares inferiores a 30 têm isenção na declaração do imposto. Mas atenção, isso só é concedido desde que o proprietário da terra não tenha outro imóvel rural ou urbano.
Propriedades rurais de instituições sem fins lucrativos de educação e assistência social, desde que usada na atividade-fim, também têm isenção.
Prazo
O prazo para a entrega do ITR é até o dia 30 de setembro deste ano e, caso o prazo não seja cumprido, o declarante fica sujeito à pena de 1% de multa ao mês.
A expectativa do governo é de que 5,39 milhões de declarações sejam entregues. O valor pode ser pago em até quatro prestações mensais, desde que o valor seja superior a R$ 100.
2020
De acordo com dados divulgados pela Receita Federal, em 2020, 5,8 milhões de declarações do Imposto Territorial Rural foram entregues.