Nova Era - Organização Contábil

“Na crise, o contador é o médico do seu negócio”

Slogan faz parte de uma campanha dos profissionais da área contábil, que estão na linha de frente nesta pandemia, garantindo a saúde das empresas

Contábil Nova Era*
23/04/20 às 17h55

Em meio à pandemia mundial da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, algumas profissões ganharam destaque, como as da área de medicina e enfermagem. Porém, se por um lado há uma grande preocupação com a saúde da população, por outro há uma grande necessidade de se preservar a saúde das empresas.

Antes mesmo de serem confirmados os primeiros casos do novo coronavírus no Brasil, várias medidas foram tomadas, como declaração de estado de emergência. Para a grande parte da população, isso significa alguns cuidados e medidas de quarentena, mas para o setor empresarial, uma enxurrada de novas normas, medidas provisórias, portarias e leis que muitas vezes são até conflitantes.

“Na crise, o contador é o médico do seu negócio”. Esse slogan, que faz parte de uma campanha dos profissionais da área contábil, define bem a demanda pelos profissionais da área contábil e a importância dos seus serviços neste momento de constantes mudanças. São eles que estão na linha de frente desta pandemia, para garantir a saúde das empresas.

 “Em 20 dias tivemos que interpretar, explicar, colocar em prática e fazer funcionar, junto com toda a rotina que já tínhamos, nada menos que 26 MPs (Medidas Provisórias)”, explica o contabilista e delegado do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) em Araçatuba, Marco Antonio de Campos Salles, da Nova Era Contábil.

Para ajudar as empresas, o governo prorrogou o pagamento de alguns impostos, o que dobrou o trabalho dos escritórios de contabilidade.

“O governo prorrogou o vencimento do INSS patronal, mas não dos empregados. Então vamos ter que fazer duas GPS (Guia da Previdência Social), uma para o INSS dos empregados e outra para o patronal. Também estamos controlando os contratos de redução e suspensão dos empregados de nossos clientes, que têm prazos, data de início, término e valores diferentes entre si”, exemplifica Salles.

O contabilista lembra que não houve dispensa de nenhuma obrigação neste período, apenas foram postergadas algumas datas de entrega, como a da DCFT (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), alguns SPED e a declaração do imposto de renda da pessoa física, que poderá ser feita até 30 de junho.

(Foto: William Iven por Pixabay)

Soluções

Além da parte burocrática, os escritórios oferecem apoio na busca de soluções para os problemas das empresas, que estão sendo obrigadas a se reinventarem e quebrarem alguns paradigmas.

Entre as principais mudanças estão a venda não presencial, sistema que não era adotado por algumas empresas e se tornou determinante para o giro dos negócios, e o trabalho em home office, que pode dar bons frutos. “Os meios eletrônicos estão abrindo novas oportunidades e aqueles que souberem utilizar, poderá ter um novo segmento de vendas”, dá a dica.

Para quem precisou suspender a atividade, a orientação principal é na esfera trabalhista, com opção para redução ou suspensão de trabalho dos empregados, concessão de férias e até rescisões.

Campanha

Lançada nesta quinta-feira (23), a campanha “Na crise, o contador é o médico do seu negócio”, que tem apoio das Entidades Congraçadas da Contabilidade, vem para valorizar o trabalho dos profissionais dessa área, que passaram a ser mais procurados nesta época e que serão essenciais para a sobrevivência das empresas.

Também nesta semana, no próximo sábado (25) é comemorado o dia do contabilista. Embora o momento seja de apreensão, o delegado regional o CRC-SP afirma que está feliz com a atuação das entidades representativas da categoria, principalmente o conselho, com a atuação do presidente José Donizete Valentina.

Atualmente, o Estado de São Paulo tem 149.319 profissionais contábeis em atividade, trabalhando nas mais diferentes empresas ou nos 21.395 escritórios de contabilidade, com 34.800 responsáveis técnicos.

Para Valentina, “é importante que a sociedade reconheça o valor dos profissionais contábeis que agora, mais do que nunca, estão trabalhando para a sobrevivência das empresas, a manutenção dos empregos e enfrentando a crise no País.”

(Foto: Hojemais Araçatuba)

A Organização Contábil Nova Era oferece assessoria completa para a sua empresa.

Agende seu horário pelos telefones (18) 3117-5310 / 3624-6931.

Estamos na rua Torres Homem, 146, no Centro - Araçatuba (SP)

E-mail: novaeraata@contabilnovaera.com.br


*Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Há mais de 26 anos, a Organização Contábil Nova Era marca presença no mundo dos negócios, oferecendo o que considera o mais importante produto de uma organização, o conhecimento.

Com uma equipe extremamente capacitada e preocupada em buscar constantemente o que há de mais novo no mercado, nosso objetivo é trazer um trabalho sério, competente, com o intuito de agregar valores e aumentar o capital intelectual de nossos parceiros (clientes), tornando suas organizações bem sucedidas e preparadas para conquistar o mercado. 

Endereço: R. Tôrres Homem, 146

Telefone: (18) 3117-5310

 MAIS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
VEJA TODAS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.