Você sabe o que é ATM e qual é o melhor exame para detectar esse problema?
A ATM é responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca. Ela é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio e se caracteriza como uma das articulações mais complexas do corpo humano.
Para encontrá-la é fácil, posicione os dedos na frente das orelhas e abra e feche a boca. Imediatamente você vai sentir as articulações temporomandibulares, estando localizadas uma de cada lado do rosto.
Problemas
A disfunção da ATM é caracterizada como uma anormalidade da articulação temporomandibular ou dos músculos responsáveis pela mastigação.
O problema causa fortes dores de cabeça, fraturas, desgastes e degeneração da articulação, além de artrite e deslocamento do disco articular da ATM.
Exames
A ressonância magnética, ou conforme a sigla RM, ou ressonância nuclear magnética, é um exame que permite a visualização das estruturas anatômicas, como ossos e músculos sem precisar de procedimentos cirúrgicos, sendo menos invasiva.
Um dos exames mais indicados é o da ressonância magnética de articulação temporomandibular (bilateral).
Nesse procedimento são examinados os ossos da mandíbula e têmpora, além dos músculos, tendões e o disco articular que compõem esta articulação.
Como é realizado
O exame é feito em uma máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular. É preciso que o paciente fique imóvel por alguns minutos durante o exame para que as imagens consigam ser captadas.
A ressonância magnética funciona por meio de poderosos ímãs, que criam um campo magnético, permitindo assim a composição das imagens. Por isso, é obrigatório a remoção de objetos metálicos antes do exame.