Você já deve ter ouvido falar em radiografia panorâmica, mas você sabe o que é esse exame e para que ele serve? A Brazil Imagem é especialista no assunto e explica algumas das principais dúvidas sobre o assunto.
A radiografia panorâmica é indicada nos mais diversos casos e situações, principalmente quando são necessárias mais informações sobre a estrutura da face e da boca do paciente.
Esse exame é classificado como uma espécie de raio-x que alcança o complexo maxilomandibular, possibilitando a análise das estruturas internas da região da boca, dando a visão para o dentista de todos os elementos dentais e estrutura anatômica e por meio disso, um diagnóstico e tratamento preciso.
Importância
É muito importante ressaltar que nem todo problema bucal está em evidência. Por isso, é essencial a realização da panorâmica para a emissão do diagnóstico preciso. Sem esse exame, fica difícil para o profissional indicar e construir um planejamento do tratamento.
Um exemplo que indica a importância do exame, é quando o profissional precisa de mais detalhes dos dentes do siso (terceiros molares). A radiografia mostra a posição deles, se houve prejuízo para outros dentes, se tem infecções, entre outros detalhes.
Em casos de extração, por meio dessas imagens, é possível definir de qual forma a cirurgia para extrair o dente será realizada, sem que lesões sejam causadas.
Tratamento ortodôntico
A radiografia também costuma ser realizada antes do tratamento ortodôntico. Ela é considerada fundamental para que o dentista consiga identificar as posições de cada dente e de suas raízes, possibilitando assim um tratamento ortodôntico de excelência.
Esse exame também pode ser realizado como prevenção, já que é uma forma de ajudar o dentista a acompanhar sua saúde bucal de forma mais completa e precisa.
Cáries e outros tratamentos
Engana-se quem pensa que as cáries sempre podem ser vistas, já que nem sempre elas estão visíveis aos olhos. Em alguns casos a cárie começa entre os dentes ou em regiões completamente, impossibilitando a visualização por causa do contato com outro dente.
Já por meio da radiografia é possível encontrar todas as cáries escondidas e, principalmente, quando elas estão no começo.