Nova Era - Organização Contábil

Primeira parcela do 13º deve ser paga ainda neste mês 

Nova Era Contábil explica quando o 13º deve ser pago e qual é o valor correto a ser recebido

Nova Era Contábil*
17/11/21 às 19h00
(Foto: Marcelo Casall Jr/Agência Brasil)

O 13º salário é concedido aos trabalhadores que possuem carteira assinada. Ele deve ter a primeira parcela liberada até o dia 30 de novembro. 

Com a chegada do fim do ano e a aproximação das comemorações natalinas e virada do ano, o 13º salário se torna uma das rendas mais importantes para diversas famílias e acaba sendo usado para quitar dívidas ou até mesmo para garantir as comemorações, principalmente com os impactos da covid-19 na economia familiar. 

Em outros casos, essa ‘grana’ extra acaba sendo usada como uma reserva para o início do próximo ano, quando começa a ser pago IPVA, IPTU e o material escolar dos filhos.

Pagamento

Mas você sabe como funciona o pagamento do 13º salário, quando ele deve ser pago e qual é o valor correto a ser recebido? A Nova Era Contábil vai explicar tudo para você.

Costumeiramente, o benefício é dividido em duas parcelas. Normalmente, a primeira parcela é paga pelas empresas no mês de novembro, mas ele pode ser pago desde o dia 1º de fevereiro, ficando a critério da empresa. 

Primeira parcela

Conforme consta na legislação, fica determinado que o pagamento da primeira parcela seja realizado entre 1º de fevereiro até 30 de novembro.

Existe uma exceção que se aplica aos trabalhadores que têm o direito de solicitar exclusivamente o benefício no mês de janeiro ou os que querem receber com as férias de fevereiro a novembro.

Vale ressaltar ainda que a primeira parcela sempre terá um valor maior que a segunda. Isso acontece porque na primeira parcela não é descontado os encargos trabalhistas.

Segunda parcela 

Já o pagamento da segunda parcela deve ser realizado até o dia 20 de dezembro. Caso tenha feriado ou fim de semana na data, a empresa é obrigada a antecipar o pagamento. 

Nessa parcela, o valor acaba sendo menor que a primeira parcela, já que são descontados INSS, Imposto de Renda e pensão alimentícia, se houver.

Cálculo  

Para calcular o valor da primeira parcela é simples, basta pegar o valor médio do seu salário bruto e dividir por 12. Após isso, multiplique o resultado pela quantidade de meses em que você trabalhou no ano e finalize a conta dividindo 50% do valor para encontrar o resultado e ver quanto vai receber de cada parcela do 13º (sem contar os descontos no caso da segunda parcela). 

(Foto: Divulgação)

Sobre a Nova Era Contábil

O escritório Nova Era Contábil , localizado em Araçatuba (SP), conta com uma equipe especializada e pronta para ajudar empresários e empreendedores dos mais variados modelos de negócio.   

Faça uma visita e conheça as vantagens de ter uma assessoria completa para a sua empresa principalmente neste período de pandemia.

SERVIÇO

Rua Torres Homem, 146, Centro. Telefones: (18) 3117-5310 / 3624-6931. Email: novaeraata@contabilnovaera.com.br.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Há mais de 26 anos, a Organização Contábil Nova Era marca presença no mundo dos negócios, oferecendo o que considera o mais importante produto de uma organização, o conhecimento.

Com uma equipe extremamente capacitada e preocupada em buscar constantemente o que há de mais novo no mercado, nosso objetivo é trazer um trabalho sério, competente, com o intuito de agregar valores e aumentar o capital intelectual de nossos parceiros (clientes), tornando suas organizações bem sucedidas e preparadas para conquistar o mercado. 

Endereço: R. Tôrres Homem, 146

Telefone: (18) 3117-5310

 MAIS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
VEJA TODAS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.