Clínica Quintella Odontologia

Qual a relação da diabetes com a saúde bucal?

Diabéticos possuem maior possibilidade de infecções por descontrole da glicemia

Clínica Quintella Odontologia*
27/03/20 às 15h20
O diagnóstico do diabetes é concluído após analise de diversos exames laboratoriais (Foto: banco de imagens)

Um estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde afirma que mais de 8% da população brasileira sofre com a diabetes, doença caracterizada pelo aumento da glicose no sangue.

De acordo com a literatura médica, pacientes com diabetes têm alto risco de desenvolver doenças relacionadas à boca. Mas qual é a relação entre a diabetes e a saúde bucal?

Por conta do descontrole da glicemia e interferência na produção salivar, os diabéticos estão mais suscetíveis a infecções. A gengivite, por exemplo, é o problema mais comum entre os pacientes com diabetes, sendo o estágio mais avançado da inflamação na gengiva.

Também são observados distúrbios de cicatrização e alterações fisiológicas, que reduzem a capacidade imunológica e também aumentam a probabilidade de infecções, de acordo com a Cirurgiã-Dentista e presidente da CT PNE (Câmara Técnica de Pacientes com Necessidades Especiais) do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), Adriana Zink.

“As doenças periodontais podem alterar o nível glicêmico nesses pacientes, embora essas mudanças não sejam suscetíveis apenas a diabéticos”, acrescenta Adriana.

Por isso, é necessário que pacientes com diabetes, de qualquer tipo, façam um acompanhamento médico e odontológico paralelamente.

Cuidados

Recomenda-se que o paciente faça alguns exames laboratoriais antes realizar procedimentos odontológicos. Esses diagnósticos ajudarão os profissionais, tanto médicos quanto dentistas, a saber se existe alguma descompensação.

“Caso ele esteja descompensado, o profissional avaliará se há necessidade imediata do atendimento e sobre o ambiente mais adequado para o tratamento, entre ambulatório ou hospital”, explica Adriana.

A cirurgiã também afirma que é importante que o profissional da odontologia leve em consideração as alterações na região da gengiva, como a hipoplasia (desenvolvimento defeituoso dos tecidos) e a hipocalcificação do esmalte, diminuição do fluxo, aumento da acidez e da viscosidade salivar.

Outros incômodos e sintomas relatados pelos pacientes também devem ser analisados, como boca seca, sensação de ardência, presença de aftas, lesões e náuseas.

Adriana comenta que é de extrema importância redobrar os cuidados bucais básicos, com o uso da escova, pasta de dente e fio dental, e manter acompanhamento frequente com um dentista.

A clínica Quintella Odontologia oferece tecnologia de ponta e os melhores materiais do mercado, visando promover os mais inovadores procedimentos em odontologia estética e funcional. 

Estamos na rua Tabajaras, 945 - Vila Mendonça, em Araçatuba. Para contato, ligue (18) 3623-6282 ou clique no link abaixo. 

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante/Com informações do CROSP

Serviço de alta qualidade em odontologia estética, implantes, cirurgia, prevenção e tratamento das doenças da gengiva, laser e endodontia. Oferecemos todas as especialidades para a terceira idade.

Endereço: R. Tabajaras, 945 - Vila Mendonça - Araçatuba

Telefone: (18) 3623-6282
 

 MAIS DE CLÍNICA QUINTELLA ODONTOLOGIA
VEJA TODAS DE CLÍNICA QUINTELLA ODONTOLOGIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2023 - Grupo Agitta de Comunicação.